Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

24 de nov. de 2010

Encontro pernambucanos de Diretórios e Centros Acadêmicos

Nos dias 26, 27 e 28 de Novembro acontecerá em Recife o 1º Encontro Pernambucano de Diretórios e Centros Acadêmicos. Esse encontro será organizado visto a importância de aglutinar os estudantes que tem lutado nas universidades por seus direitos, por assistência estudantil, por mais verbas para a educação e por uma país mais justo e soberano.

De fato, várias foram as lutas que aconteceram esse ano nas universidades pernambucanas. Na UFPE, os estudantes vão à luta pela reabertura de seu Restaurante Universitário e conquistaram a construção dele e mais de 1200 refeições gratuitas diariamente, depois de duas passeatas esse ano; na UNICAP, os estudantes ocuparam a reitoria três vezes esse ano e em uma dessas ocupações, mais de trezentos estudantes obrigaram o reitor a assinar um documento se comprometendo com as reivindicações dos estudantes e congelaram as taxas em 2010; na UFRPE os estudantes tiveram uma importante conquista. Depois de uma ocupação de 4 dias do bandejão da universidade, conseguiram abaixar pela metade o preço do bandejão, de R$ 6 para R$ 3, e mais de 600 gratuidades para os estudantes carentes. Além disso, na Universidade de Pernambuco – UPE, depois de anos de luta pela gratuidade, 2010 foi o ano em que os estudantes conquistaram esse direito.

Em todas essas lutas, os estudantes tiveram forte presença de seus Diretórios e Centros Acadêmicos, organizados pelos seus Diretórios Centrais, os DCEs. Porém, os estudantes sentiram falta de sua entidade maior nessas lutas. A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) não estava presente nessas batalhas, a não ser pelos seus diretores de oposição Daniel Pires, Camila Áurea e Marcus Vinícius. Isso é muito prejudicial para os estudantes, pois carecem de uma maior organização nas lutas. Alguns dizem portanto que devemos simplesmente abandonar as nossas entidades. Dizemos não! Devemos é ocupá-las e trazê-las de volta para a luta dos estudantes!

Participe!

4 de nov. de 2010

CONEB da UNE 2011

Acontecerá de 14 a 17 de janeiro o 13° CONEB da UNE (Conselho das Entidades de Base) na cidade do Rio de Janeiro e se faz necessária a nossa presença por tanto estamos convocando o CRT (Conselho de Representantes de Turma) para apresentar o delegado e os suplentes bem como discutir a viabilidade de enviar ouvintes na delegação da UFRPE entre outros assuntos. Neste mês de novembro também acontecerá o Encontro de D.As da UFRPE que será realizado pelo DCE de 26 a 28 na UFPE, com a intenção de embasar a tese de defesa no CONEB da UNE e reunir as dificuldades de cada curso para garantir-mos as lutas.

CRT na sala do DALB: 09/11/2010 às 15hNegrito

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More