Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

30 de dez. de 2010

DALB no 13° CONEB DA UNE

Do site: www.une.org.br

Os estudantes brasileiros se preparam para um novo momento de lutas quando o país entrará em um importante processo político com a posse da nova presidente do país, Dilma Rousseff. Os desafios e possibilidades nesse período são inúmeros e é a força da mobilização do movimento estudantil nas ruas que vai garantir os avanços para a educação. E é nesse clima que a UNE convoca para os dias de 14 a 17 de janeiro, no Rio de Janeiro, o seu 13º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB).

Um dos principais fóruns do movimento estudantil, o CONEB da UNE é uma instância deliberativa que vai atualizar a opinião e o posicionamento da entidade acerca de diversos temas, como os rumos do desenvolvimento econômico e social do Brasil, políticas para a juventude, mídia e comunicação, questão agrária, saúde, assistência estudantil, educadores, trabalho, Reuni, Prouni, entre muitos outros assuntos de interesse dos estudantes brasileiros.

O evento será ainda uma atividade integrada à 7ª Bienal da UNE, que acontecerá na sequência, entre os dias 18 e 23 de janeiro, também na capital fluminense.

"Nas ruas de hoje o Brasil do amanhã"
Aproximadamente 4 mil estudantes são esperados nos quatro dias do CONEB, no qual acontecerão mais de 20 mesas de debates e grupos de discussão. O tema escolhido para o 13º CONEB da UNE é “Nas ruas de hoje o Brasil do amanhã”, e traz para a reflexão o sentido da universidade nos tempos atuais e a projeção de um novo Brasil a partir da educação.

Serão quatro dias de intensas discussões que culminarão em uma plenária final, na qual os delegados eleitos nas universidades de todo o Brasil aprovarão um documento que vai reunir as propostas da UNE para o próximo período. O objetivo da UNE é sair do 13º CONEB com uma pauta renovada. Um dos desafios que se coloca é a aprovação do Plano Nacional de Educação, que dê as diretrizes do Sistema Nacional de Educação. Os centros e diretórios acadêmicos apontarão ainda que caminhos o movimento estudantil deverá seguir. A materialização e o amadurecimento das pautas resultantes do 13º CONEB da UNE darão a tônica de uma ampla Jornada Nacional de Lutas programada para março de 2011.

"O 13º CONEB tem a missão também de preparar a UNE e os estudantes para participar de importantes momentos em 2011, como a Conferência Nacional de Juventude. Será um ótimo espaço de mobilização, do qual sairemos com propostas de grandes mobilizações para concretizarmos as pautas do movimento estudantil", avalia o vice-presidente da UNE, Tiago Ventura.

“Através do 13º CONEB teremos condições de qualificar melhor nossa pauta de reivindicações direcionadas ao novo governo que assumirá em 2011. O Conselho cumprirá papel de tratar mais da educação e mobilizar os estudantes brasileiros”, antecipa o secretário-geral da UNE, Antonio Henrique.

Credenciamento
“Seja por meio dos CAs, DAs, CUCAs, empresas juniores, núcleos de pesquisa e extensão, todo e qualquer estudante que se organiza de alguma maneira dentro das universidades está convocado para fazer parte do 13º CONEB da UNE. É a partir das decisões tomadas por este Conselho que conseguiremos avançar na busca de mais qualidade na educação”, afirma o diretor de Relações Internacionais da UNE, Daniel Iliescu.

Qualquer estudante do Brasil pode participar do 13º CONEB. Para isso basta procurar o Diretório Acadêmico (DA) ou Centro Acadêmico (CA) da Instituição de Ensino Superior, que deverá fazer o credenciamento. Os participantes podem ser credenciados como observadores e delegados. Para ser delegado, com direito a voto na plenária final, é preciso ser indicado como representante de sua entidade, preencher a ata de eleição e enviar os documentos solicitados no regimento do CONEB.

16 de dez. de 2010

Em 2010 uma grande Evolução, continuaremos juntos!!

Em 2010 começamos a formar uma nova história que só foi possível graças à dedicação de muitos colegas de curso visando um mesmo ideal, ter uma liderança forte que fosse capaz de mediar questões em favor dos discentes, as dificuldades foram as mais diversas. No começo se fazia necessária a articulação para eleição de um novo Diretório e a reabertura da nossa sala que servia de depósito para Universidade, conquistamos o nosso espaço e percebendo a falta de oferta nas atividades complementares resolvemos fazer a nossa parte realizando a Sala discussiva “Profissionais em defesa do clima, como aliar práticas ao ensino?” em dois dias cerca de 80 estudantes prestigiaram o evento que também reabria oficialmente o DALB, veio também à festa “Noite da Perdição” com a animação do DJ Alexandre Carvalho; A criação do nosso blog (biologiaufrpe.blogspot.com) e do informativo que já circula na 4ª edição para todos os estudantes da Licenciatura; A recepção dos calouros com a trilha ecológica no Refúgio Charles Darwin em Igarassu; Cooperação para semana de Biologia; Reativação do Conselho de Representantes de Turma; Sala discussiva “Código florestal e a biodiversidade brasileira”; Participação no Encontro Nacional de Ensino da Biologia em Fortaleza-CE; Cooperação para o Natal Solidário UFRPE; Criação do Regimento Interno da Instituição para garantir seu funcionamento e a participação no encontro pernambucano de D.A. Agradeço a todos que confiaram em nossa proposta e convido a participarem ativamente dessa representação, que em 2011 seus dias sejam cheios de felicidades, esse é meu desejo, Feliz ano novo!


Jamerson Soares
Gestão Evolução 2010-2011
Presidente

9 de dez. de 2010

Boas Festas!

Que as festas desse ano renovem as esperanças e forças para concretizar seus sonhos e desejos, em especial os que permitam a construção de um mundo em que prevaleçam a saúde a harmonia e a prosperidade, esses são os votos de paz amor e felicidade de todos que fazem ou colaboram com a gestão Evolução do Diretório Acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE.

Jamerson Soares — Camila Caroline — Raffaella Crhistinne — Taciana Karine —Hudson Sales — Aline Lopes — Amanda Priscilla — Karina Ferreira —Juliana Félix — Daniel Carvalho — Ana Rafaella — Anderson Antônio — Mauriceia Santana — Emanuelle Santos — Ailda Barbosa — Leonardo Chaves — Thassiana Furtado — Pedro Cordeiro.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More