Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

25 de fev. de 2012

Mais um semestre letivo a favor de uma grande representação estudantil

Fico feliz em poder dirigir uma mensagem aos discentes de Licenciatura em Biologia para mais um semestre letivo, em especial aos calouros que irão enfrentar os primeiros meses com as dúvidas mais gritantes de sua carreira. Para mim enquanto Presidente do D.A.L.B. esse é um semestre diferente, pela primeira vez desde que fui responsável pela reabertura do D.A. em 2010, não estou presente no início do semestre para receber a todos, participo do intercâmbio acadêmico na Universidade Pedagógica Nacional na Cidade do México através do Programa BRAME-GCUB e confiei a coordenação das atividades a Presidência interina formada por Felipe Ângelo e Paulo Ayres; Acredito que tudo que construímos nesse novo período é condizente com as nossa proposta de representação estudantil, em 2011 participamos do Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia na UFRJ - Rio de Janeiro levando 40 estudantes da Universidade e participando ativamente das discussões durante o evento; contribuímos sempre com a coordenação para aprimorar a grade curricular do curso; através de uma proposta nossa consolidamos o ônibus circular da UFRPE; colaboramos para a Semana da Biologia; realizamos nossa calourada intitulada "A maior calourada do mundo" e estamos sempre buscando atender as questões que são planteadas pelos discentes, a fim de servir cada vez mais e afirmar que a Licenciatura optou pelo melhor quando escolhei o Movimento Evolução. Nessa nova história que estamos construindo necessitamos sempre de mais mãos amigas, cada discente é responsável para construir a representação que deseja, por isso busque mais a respeito de nossas atividades e dentro do possível colabore sempre. Nos encontramos no próximo semestre,  até lá você pode me encontrar em https://www.facebook.com/JamessSoares e garanto que será sempre muito agradável trabalhar para ajudar a construir uma Licenciatura em Biologia forte e que orgulhe a todos, aos amigos e colegas de curso um forte abraço com saudades de casa,
 Jamerson Soares
Presidente DALB

2 de fev. de 2012

2011-2020: Década da Biodiversidade




Década da Biodiversidade visa maior preservação de espécies

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou na semana passada, na cidade de Kanazawa, Japão, o início da Década da Biodiversidade (2011-2020). Durante esses anos, a ONU quer implementar planos estratégicos de preservação da natureza e encorajar governos a desenvolver e comunicar resultados nacionais na implementação do Plano Estratégico para Biodiversidade.

“Garantir um verdadeiro desenvolvimento sustentável para o crescimento da família humana depende da diversidade biológica, dos bens vitais e dos serviços que ela nos oferece”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem lida pelo Subsecretário-Geral para Comunicação e Informação Pública das Nações Unidas, Kiyo Akasaka.

Em sua própria declaração no lançamento da Década, Akasaka salientou que ecossistemas estáveis ​​têm a capacidade de criar empregos. "Apoiando-os, sustentamos o aumento de emprego", disse ele. "Com o mundo passando por uma explosão de jovens, o uso sustentável da biodiversidade não é uma abordagem ‘ecológica’ isolada, mas um pilar indispensável do desenvolvimento sustentável para as gerações futuras", completou Akasaka.

O Subsecretário-Geral da ONU ressaltou ainda que a capacidade humana será testada nessa década. “Não podemos reverter a extinção. Podemos, no entanto, prevenir a extinção futura de outras espécies. Para os próximos dez anos nosso comprometimento será de proteger mais de oito milhões de espécies e nossa sabedoria em contribuir com o equilíbrio da vida será posta à prova”, concluiu.

Para mais informações, acesse o site da Convention on Biological Diversity:
http://www.cbd.int/2011-2020/

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos


2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A iniciativa foi divulgada na Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. São basicamente três objetivos: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética e dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.

Com o incentivo a fontes renováveis, a Cúpula espera alcançar suas metas até 2030. O evento solicitou apoio de governos, setor privado e sociedade civil, que devem aprovar leis que incentivem e contribuam para o desenvolvimento de energias renováveis.

"Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes da conferência. "Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos de animais para cozimento e aquecimento", completou.

Para ele, uma das maneiras de combater a pobreza é garantindo o acesso à eletricidade. Porém, não será fácil atingir a meta de duplicar o peso das energias renováveis no consumo mundial de energia antes de 2030. Embora o desafio seja grande, os participantes da Cúpula acreditam ser possível alcançá-la.

De acordo com o comissário europeu de Desenvolvimento, Andris Piebalgs, a mudança deve custar 50 bilhões de euros, o que, para a diretora geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Julia Marton-Lefèvre, é pouco se comparado ao preço de importação de combustíveis fósseis.

O Brasil já vem dando passos importantes em relação ao uso de elementos naturais não poluidores para a geração de energia, como aproveitamento dos ventos e do Sol, principalmente na região Nordeste. Na Copa do Mundo em 2014, o país inaugurará o primeiro estádio movido à energia solar da América Latina em Pituaçu, na Bahia.

Fonte: AMDA

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More