Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

30 de dez. de 2010

DALB no 13° CONEB DA UNE

Do site: www.une.org.br

Os estudantes brasileiros se preparam para um novo momento de lutas quando o país entrará em um importante processo político com a posse da nova presidente do país, Dilma Rousseff. Os desafios e possibilidades nesse período são inúmeros e é a força da mobilização do movimento estudantil nas ruas que vai garantir os avanços para a educação. E é nesse clima que a UNE convoca para os dias de 14 a 17 de janeiro, no Rio de Janeiro, o seu 13º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB).

Um dos principais fóruns do movimento estudantil, o CONEB da UNE é uma instância deliberativa que vai atualizar a opinião e o posicionamento da entidade acerca de diversos temas, como os rumos do desenvolvimento econômico e social do Brasil, políticas para a juventude, mídia e comunicação, questão agrária, saúde, assistência estudantil, educadores, trabalho, Reuni, Prouni, entre muitos outros assuntos de interesse dos estudantes brasileiros.

O evento será ainda uma atividade integrada à 7ª Bienal da UNE, que acontecerá na sequência, entre os dias 18 e 23 de janeiro, também na capital fluminense.

"Nas ruas de hoje o Brasil do amanhã"
Aproximadamente 4 mil estudantes são esperados nos quatro dias do CONEB, no qual acontecerão mais de 20 mesas de debates e grupos de discussão. O tema escolhido para o 13º CONEB da UNE é “Nas ruas de hoje o Brasil do amanhã”, e traz para a reflexão o sentido da universidade nos tempos atuais e a projeção de um novo Brasil a partir da educação.

Serão quatro dias de intensas discussões que culminarão em uma plenária final, na qual os delegados eleitos nas universidades de todo o Brasil aprovarão um documento que vai reunir as propostas da UNE para o próximo período. O objetivo da UNE é sair do 13º CONEB com uma pauta renovada. Um dos desafios que se coloca é a aprovação do Plano Nacional de Educação, que dê as diretrizes do Sistema Nacional de Educação. Os centros e diretórios acadêmicos apontarão ainda que caminhos o movimento estudantil deverá seguir. A materialização e o amadurecimento das pautas resultantes do 13º CONEB da UNE darão a tônica de uma ampla Jornada Nacional de Lutas programada para março de 2011.

"O 13º CONEB tem a missão também de preparar a UNE e os estudantes para participar de importantes momentos em 2011, como a Conferência Nacional de Juventude. Será um ótimo espaço de mobilização, do qual sairemos com propostas de grandes mobilizações para concretizarmos as pautas do movimento estudantil", avalia o vice-presidente da UNE, Tiago Ventura.

“Através do 13º CONEB teremos condições de qualificar melhor nossa pauta de reivindicações direcionadas ao novo governo que assumirá em 2011. O Conselho cumprirá papel de tratar mais da educação e mobilizar os estudantes brasileiros”, antecipa o secretário-geral da UNE, Antonio Henrique.

Credenciamento
“Seja por meio dos CAs, DAs, CUCAs, empresas juniores, núcleos de pesquisa e extensão, todo e qualquer estudante que se organiza de alguma maneira dentro das universidades está convocado para fazer parte do 13º CONEB da UNE. É a partir das decisões tomadas por este Conselho que conseguiremos avançar na busca de mais qualidade na educação”, afirma o diretor de Relações Internacionais da UNE, Daniel Iliescu.

Qualquer estudante do Brasil pode participar do 13º CONEB. Para isso basta procurar o Diretório Acadêmico (DA) ou Centro Acadêmico (CA) da Instituição de Ensino Superior, que deverá fazer o credenciamento. Os participantes podem ser credenciados como observadores e delegados. Para ser delegado, com direito a voto na plenária final, é preciso ser indicado como representante de sua entidade, preencher a ata de eleição e enviar os documentos solicitados no regimento do CONEB.

16 de dez. de 2010

Em 2010 uma grande Evolução, continuaremos juntos!!

Em 2010 começamos a formar uma nova história que só foi possível graças à dedicação de muitos colegas de curso visando um mesmo ideal, ter uma liderança forte que fosse capaz de mediar questões em favor dos discentes, as dificuldades foram as mais diversas. No começo se fazia necessária a articulação para eleição de um novo Diretório e a reabertura da nossa sala que servia de depósito para Universidade, conquistamos o nosso espaço e percebendo a falta de oferta nas atividades complementares resolvemos fazer a nossa parte realizando a Sala discussiva “Profissionais em defesa do clima, como aliar práticas ao ensino?” em dois dias cerca de 80 estudantes prestigiaram o evento que também reabria oficialmente o DALB, veio também à festa “Noite da Perdição” com a animação do DJ Alexandre Carvalho; A criação do nosso blog (biologiaufrpe.blogspot.com) e do informativo que já circula na 4ª edição para todos os estudantes da Licenciatura; A recepção dos calouros com a trilha ecológica no Refúgio Charles Darwin em Igarassu; Cooperação para semana de Biologia; Reativação do Conselho de Representantes de Turma; Sala discussiva “Código florestal e a biodiversidade brasileira”; Participação no Encontro Nacional de Ensino da Biologia em Fortaleza-CE; Cooperação para o Natal Solidário UFRPE; Criação do Regimento Interno da Instituição para garantir seu funcionamento e a participação no encontro pernambucano de D.A. Agradeço a todos que confiaram em nossa proposta e convido a participarem ativamente dessa representação, que em 2011 seus dias sejam cheios de felicidades, esse é meu desejo, Feliz ano novo!


Jamerson Soares
Gestão Evolução 2010-2011
Presidente

9 de dez. de 2010

Boas Festas!

Que as festas desse ano renovem as esperanças e forças para concretizar seus sonhos e desejos, em especial os que permitam a construção de um mundo em que prevaleçam a saúde a harmonia e a prosperidade, esses são os votos de paz amor e felicidade de todos que fazem ou colaboram com a gestão Evolução do Diretório Acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE.

Jamerson Soares — Camila Caroline — Raffaella Crhistinne — Taciana Karine —Hudson Sales — Aline Lopes — Amanda Priscilla — Karina Ferreira —Juliana Félix — Daniel Carvalho — Ana Rafaella — Anderson Antônio — Mauriceia Santana — Emanuelle Santos — Ailda Barbosa — Leonardo Chaves — Thassiana Furtado — Pedro Cordeiro.

24 de nov. de 2010

Encontro pernambucanos de Diretórios e Centros Acadêmicos

Nos dias 26, 27 e 28 de Novembro acontecerá em Recife o 1º Encontro Pernambucano de Diretórios e Centros Acadêmicos. Esse encontro será organizado visto a importância de aglutinar os estudantes que tem lutado nas universidades por seus direitos, por assistência estudantil, por mais verbas para a educação e por uma país mais justo e soberano.

De fato, várias foram as lutas que aconteceram esse ano nas universidades pernambucanas. Na UFPE, os estudantes vão à luta pela reabertura de seu Restaurante Universitário e conquistaram a construção dele e mais de 1200 refeições gratuitas diariamente, depois de duas passeatas esse ano; na UNICAP, os estudantes ocuparam a reitoria três vezes esse ano e em uma dessas ocupações, mais de trezentos estudantes obrigaram o reitor a assinar um documento se comprometendo com as reivindicações dos estudantes e congelaram as taxas em 2010; na UFRPE os estudantes tiveram uma importante conquista. Depois de uma ocupação de 4 dias do bandejão da universidade, conseguiram abaixar pela metade o preço do bandejão, de R$ 6 para R$ 3, e mais de 600 gratuidades para os estudantes carentes. Além disso, na Universidade de Pernambuco – UPE, depois de anos de luta pela gratuidade, 2010 foi o ano em que os estudantes conquistaram esse direito.

Em todas essas lutas, os estudantes tiveram forte presença de seus Diretórios e Centros Acadêmicos, organizados pelos seus Diretórios Centrais, os DCEs. Porém, os estudantes sentiram falta de sua entidade maior nessas lutas. A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) não estava presente nessas batalhas, a não ser pelos seus diretores de oposição Daniel Pires, Camila Áurea e Marcus Vinícius. Isso é muito prejudicial para os estudantes, pois carecem de uma maior organização nas lutas. Alguns dizem portanto que devemos simplesmente abandonar as nossas entidades. Dizemos não! Devemos é ocupá-las e trazê-las de volta para a luta dos estudantes!

Participe!

4 de nov. de 2010

CONEB da UNE 2011

Acontecerá de 14 a 17 de janeiro o 13° CONEB da UNE (Conselho das Entidades de Base) na cidade do Rio de Janeiro e se faz necessária a nossa presença por tanto estamos convocando o CRT (Conselho de Representantes de Turma) para apresentar o delegado e os suplentes bem como discutir a viabilidade de enviar ouvintes na delegação da UFRPE entre outros assuntos. Neste mês de novembro também acontecerá o Encontro de D.As da UFRPE que será realizado pelo DCE de 26 a 28 na UFPE, com a intenção de embasar a tese de defesa no CONEB da UNE e reunir as dificuldades de cada curso para garantir-mos as lutas.

CRT na sala do DALB: 09/11/2010 às 15hNegrito

5 de out. de 2010

Representantes do DALB no III ENEBIO em Fortaleza

Integrantes do D.A. de Licenciatura em Biologia participam de 10 a 14 de outubro do III Encontro Regional do ensino da Biologia (III ENEBIO) / IV Encontro Regional do ensino da Biologia –NE (IV EREBIO-NE) / V Encontro Iberoamericano de Educación en Ciências Experimentales. O evento acontecerá na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza promovido pela Diretoria Executiva Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Biologia e pela Diretoria e Conselho da referida regional. Entendendo a importância do tema em discussão o DALB se empenhou para garantir sua representação na delegação da UFRPE sob a responsabilidade da Professora Betânia Cristina.

Contribua para o Regimento Interno

Esse mês começou a ser divulgado o Regimento Interno do DALB que já esteve em discussão junto ao CRT em duas convocações (31/08/10 e 17/09/10); diferente do estatuto que cria a instituição, o Regimento Interno se faz necessário para garantir a estrutura de funcionamento do DALB e por conseqüência a sucessão das gestões por meio de um processo justo e claro. A partir de agora você poderá conferir no blog http://biologiaufrpe.blogspot.com/ basta clicar na logomarca da gestão Evolução no canto direito da página. Procure o seu representante de Turma e opine, questione, dê ideias, no dia 04 de Novembro será o CRT, onde cada representante terá voto para alterações no Regimento.

2 de out. de 2010

Biodiversidade e código florestal em discussão

Foi realizado neste 1º de Outubro a sala discussiva que teve como tema: Código florestal e biodiversidade brasileira, o evento contou com a presença de Gersivaldo Moura Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura do Moreno-PE e Izabelle Meunier Professora do Departamento de Ciências florestais da UFRPE, na ocasião os participantes poderam conhecer mais sobre a nova proposta de lei; Esta é a 2ª sala discussiva realizada pelo DALB, ao final do evento todos receberam o certificado e já participam do sorteio de um notbook da campanha do Natal Solidário da UFRPE.

Veja também: http://ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=8197

15 de set. de 2010

Código florestal e a biodiversidade brasileira


Dia 01 de Outubro no auditório da PRAE
Das 13h às 19h
Valor: 2kg de alimentos
Os alimentos deverão ser entregues na Comunicação Social no prédio central junto com a ficha de inscrição para ser autenticada.

13:00

Abertura das atividades

2010 ano internacional da Biodiversidade

Gersivaldo Moura – Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade do Moreno-PE

14:00

A importância da biodiversidade brasileira

Roberto Siqueira – Biólogo Responsável pelo Refúgio Charles Darwin em Igarassu-PE

15:00

16:00

16:00

Uma análise do Código florestal

Isabelle Meunier – Professora do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE

17:00

18:00

Apresentação de filme

19:00

Encerramento e entrega dos certificados

O código florestal brasileiro é uma das leis ambientais mais importantes do país, foi instituído em 1965 como principal instrumento de proteção ambiental, o que garante a conservação de nossos recursos florestais.
A mudança no código florestal, que é encabeçada pelo setor ruralista, representará um retrocesso na nossa legislação ambiental, entre os absurdos apresentados na nova proposta de lei apresentada pela Confederação Nacional da Agricultura estão: Anistia geral aos desmatadores de reservas legais e áreas de preservação permanente; Redução da área de reserva legal no cerrado de 50% para 20%; Redução da área de reserva legal da Amazônia de 80% para 50%; Reflorestamento de eucalipto ou pinus (e ainda o plantio de manga, coco, limão e outras culturas poderão ser consideradas como reserva legal, ou seja, serão consideradas vegetação nativa); Admite também, que se usem florestas de preservação permanente para realização de construções, abertura de estradas, canais de derivação de água e ainda atividades de mineração e garimpo.
Nossa vegetação garante a biodiversidade, condições favoráveis do clima, do ar e da água, precisamos protege-la.

1 de set. de 2010

Reivindicações do CRT

O conselho de Representantes de Turma aconteceu no último dia 31 de agosto, pela ocasião os discentes apontaram as dificuldades no departamento de Biologia no sentido de lutar em busca por melhorias. Problemas antigos que continuam afetando diretamente os discentes:

Abertura de congressos, feiras entre outros eventos para todos os alunos do curso quando professores tiverem acesso ao equipamento da Universidade (ônibus), comunicando na coordenação e no DALB.

Horários definidos para o laboratório de informática.

Melhorias nas condições físicas das salas de aula e dos banheiros, o que contempla ventilação, iluminação, pintura etc.

Realização periódica da limpeza dos bebedouros.

Garantia de recursos visuais suficientes, como data show e retroprojetor para serem usados durante as aulas.

A coordenação deve garantir um contato com os estudantes por meio do DALB no sentido de estar sensível aos problemas mostrar motivação para resolvê-los.

29 de ago. de 2010

Conselho dos Representantes de Turma


Devido às atividades para reabrir o D.A. não tivemos a oportunidade de nos encontrar com os representantes de turma para discutir assuntos de interesse relevante ao curso, dessa forma estamos realizando o Conselho de Representantes de Turma (CRT) que é um órgão de deliberação e fiscalização da gestão para atuar no sentido de discutir e aprovar o programa anual da diretoria; zelar pelo cumprimento do regimento interno; pugnar pelos interesses gerais e particulares de sua turma junto ao Diretório. Se faz necessário o fortalecimento do movimento estudantil de Biologia na UFRPE por isso estamos buscando este contato, colabore com seu representante e encaminhe por ele as reivindicações da turma.

Data: 31 de agosto

Horário: 17h

Local: sede do D.A. (ao lado do Banco Real)

12 de ago. de 2010

Dia dos estudantes

O dia dos estudantes foi comemorado com uma trilha ecológica no Refúgio Charles Darwin, um grupo de 50 estudantes entre calouros e veteranos participaram da trilha acompanhos do biólogo Roberto Siqueira, que está a frente do Refúgio desde a sua fundação. O Refúgio Charles Darwin é uma instituição particular sem fins lucrativos, sediada em uma área de 60 hectares de mata atlântica no município de Igarassu, litoral norte de Pernambuco, a 34km do Recife. Parabéns a todos os estudantes e fica o convite para a próxima trilha!

10 de ago. de 2010

Feliz dia dos Estudantes


Prezados Estudantes!
A cada ano, de energia renovada e cheios de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliarmos na transformação de nosso País em uma grande nação. E hoje, especialmente, apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar a realidade.
Não basta ter sonhos para realizá-los. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos.
Feliz dia do Estudantes é o desejo de todos que fazem o Diretório Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE

4 de ago. de 2010

IX Semana de Biologia UFRPE

Com o tema Biodiversidade e Sustentabilidade o Departamento de Biologia convida todos a participarem de 01 a 03 de setembro da IX Semana de Biologia, o evento tem por finalidade enaltecer a profissão do Biólogo com palestras, mini cursos e atividade culturais, as inscrições podem ser feitas de 20 de agosto a 01 de setembro a partir das 14h na coordenação do curso, o Diretório Acadêmico também vem contribuindo para o evento devido sua relevência para os discentes, maiores informações: 33206303/6304

29 de jul. de 2010

Saiba mais sobre o Refúgio Charles Darwin

Refúgio Ecológico Charles Darwin - Igarassu- PE / Brasil

"Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica"
O Refúgio Ecológico Charles Darwin (RECD) é uma instituição particular sem fins lucrativos, sediada em uma área de 60 hectares de Mata Atlântica no município de Igarassu, litoral norte de Pernambuco, a 34 Km da cidade do Recife.
O RECD foi inicialmente criado em meados da década de 50, com o objetivo de garantir área de descanso e reprodução de espécies nativas da região, que ali encontraram abrigo seguro.
Em 1988 teve início a sistematização de suas atividades como centro de pesquisas, destacando-se as áreas de:

1-Conservação e preservação de florestas
2-Pesquisas Científicas
3-Educação Ambiental
4-Divulgação e Auto-sustentação.

1 - A Conservação e preservação do RECD é feita, através de um rigoroso controle de sua área total e zonas limítrofes. Em vários pontos existem placas informativas que indicam a proibição da caça, retirada de madeira e aceso de pessoas estranhas. Paralelamente, é realizado um exaustivo trabalho de conscientização com as populações vizinhas, informando-as sobre as atividades do Centro e da importância deste trabalho para a própria comunidade.
1.1 – O Refúgio Ecológico Charles Darwin não se limita apenas a conservação de seus domínios, nos últimos anos tem firmado acordos de cooperação e parcerias com empresas e pessoas físicas, detentoras de áreas florestadas e que se interessam de alguma forma na sua preservação. Através dessas parcerias o RECD ampliou seu raio de ação, sendo hoje responsável pelo desenvolvimento de atividades conservacionistas em aproximadamente 10.000 hectares de Mata Atlântica, especialmente no litoral norte de Pernambuco, nos municípios de Igarassu, Itapissuma, Araçoiaba, Itaquitinga, Goiana, Paudalho, São Lourenço da Mata e Recife.
Principais parcerias na área de conservação e cooperação técnico-científica: Parque Ecológico "Usina São José" – Igarassu, Criadouro Usina Petribú - Lagoa de Itaenga e Parque Estadual de Dois Irmãos, Recife.

2 – Pesquisas Científicas: Por possuir espaço físico bastante atrativo, notadamente observado em sua área florestada, que se destaca por apresentar expressiva diversidade biológica de flora e fauna nativas, o RECD tem atraído nos últimos 10 anos centenas de pesquisadores interessados em conhecer e estudar sua biota.
São mais de 130 trabalhos científicos, realizados total ou parcialmente em seus domínios, o que o torna um dos fragmentos de floresta mais estudados do Nordeste do Brasil. São doutorados, mestrados, monografias e uma infinidade de pesquisas nas áreas de sistemática e catalogação de espécies animais, vegetais e fungos. Também são realizados estudos em comportamento social, hábitos alimentares, reprodução, criação em cativeiro, reintegração de animais silvestres ao habitat natural e trabalhos experimentais em Educação Ambiental.

3 – Educação Ambiental e Turismo Científico

3.1 – O RECD desenvolve um trabalho educativo e de informação com escolas públicas e privadas desde 1989. O programa expõe noções gerais sobre a Mata Atlântica e sua biodiversidade, importância e necessidade de sua preservação. A faixa etária de seus visitantes é bastante variada, incluindo crianças a partir dos três anos de idade até adolescentes e adultos. As visitas ao Refúgio são precedidas de uma preleção acerca de cuidados a serem tomados na forma de condução dos visitantes em trilhas previamente conhecidas e trabalhadas.

3.2 – Turismo Científico Simplificado: O público visitante do Refúgio, não se resume apenas a escolas. Centenas de turistas locais e estrangeiros procuram nossa área em busca de cultura e lazer. Em parceria com agências de viagens, é crescente o número de turistas, de várias partes do mundo, que vão ao Refúgio para conhecer mais de perto os segredos e mistérios da nossa Mata Atlântica e como são desenvolvidas as pesquisas nesta área.

4- Divulgação e Auto-sustentação

4.1 – A divulgação das nossas atividades ocorre de forma multidisciplinar. São exposições em Shoppings, feiras de ciências, congressos, Workshops, palestras e principalmente pela imprensa local e nacional, são mais de 600 matérias e artigos em jornais, revistas e televisão.

4.2 – Auto-sustentação: Em todo processo de implantação do Refúgio Ecológico Charles Darwin até os dias atuais, não nos foi oferecido qualquer aporte financeiro por parte de instituições governamentais, porém a auto-sustentação do RECD iniciou-se com a doação de uma pequena taxa por escolas e turistas visitantes.

Por seu desempenho em defesa da Mata Atlântica o Refúgio Ecológico Charles Darwin, recebeu várias homenagens e prêmios. Em 1995 foi indicado ao Prêmio Muriqui pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA), em 1996 recebeu o Prêmio Vasconcelos Sobrinho concedido pela Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH), em 1998 uma homenagem especial da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA/PE), em 1999 recebeu Voto de Aplausos da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, pelos relevantes serviços prestados a causa ambiental no Estado, em outubro de 2000 o RECD foi eleito Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo CNRBMA, através do programa MAB- UNESCO.

Os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no RECD, ocorrem de forma voluntarística não sendo oferecido aos seus membros ou participantes, qualquer tipo de remuneração. A verba arrecadada através de doações de visitantes é integralmente revertida para aquisição de materiais usados em pesquisas ou para a manutenção da área em geral
.

26 de jul. de 2010

Comemoração do dia dos Estudantes e recepção dos calouros 2010.2

O início do segundo semestre letivo se aproxima e junto com ele a ansiedade dos novos alunos da UFRPE de entrar no ambiente acadêmico. Pensando nisso que o DALB resolveu realizar atividades para o entrosamento das turmas, no dia da aula inaugural (09/08) todos receberão instruções referentes ao funcionamento da Universidade, regimento, localização de prédios, avaliação entre outros, também participarão de atividades criativas realizadas pela equipe, na quarta-feira (11/08 às 13h) a atividade será de contato com a natureza no refúgio Charles Darwin em Igarassu, (necessária a contribuição de R$7,00 arrecadação nos dias 09 e 10/08 na sala do D.A. a partir das 14h com Thassiana Furtado) acompanhada pelo professor Rafael Trindade em um ônibus da Universidade, é imprescindível vestir calça, tênis e se preferir levar seu lanche, uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a futura profissão de professor de biologia.

DEIXE NO COMENTÁRIO DESTA POSTAGEM O SEU NOME O PERÍODO E E-MAIL PARA GARANTIR A SUA VAGA OU ENCAMINHE OS DADOS PARA
dalb.ufrpe@hotmail.com


Mais informações: 94534856/87981407
Participe!!

30 de jun. de 2010

Campanha solidária para arrecadação de donativos


Com a preocupação de contribuir com as famílias pernambucanas, residentes em mais de 60 municípios do Estado, prejudicadas pelas chuvas e em situação de emergência ou de calamidade, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) oficializa a campanha solidária de arrecadação de donativos, com o apoio de docentes, técnicos-administrativos, estudantes e moradores de comunidades vizinhas.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou, recentemente, que mais de 25 mil pessoas estão desabrigadas no Estado. São 55 mil desalojados. Das 39 cidades mais afetadas pela enchente em Pernambuco, 30 estão em estado de emergência e outras nove em estado de calamidade pública. Ainda não há número oficial de desaparecidos. No entanto, há registro de mais de 15 óbitos.

Diante da grave situação, a Universidade reforça o pedido aos docentes, estudantes, técnicos-administrativos e também ao público externo, que encaminhem, o mais breve possível, alimentos não perecíveis (de preferência, prontos para consumo); produtos de higiene pessoal; agasalhos; água mineral; eletrodomésticos já usados; colchões; entre outros utensílios à Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), que será responsável pelo recebimento de todas as doações. O Salão Nobre da UFRPE será polo oficial dessa campanha, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 29 de junho e 9 de julho de 2010.

As doações serão encaminhadas ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco, que se responsabilizará pela entrega aos municípios pernambucanos atingidos.

Mais informações pelo telefone: 3320.6005.

17 de jun. de 2010

Aprovados em biologia 2010.2

Saiu a lista com os aprovados do Sistema de Seleção Unificada (SISU), desde já parabenizamos a todos e damos as boas vindas aos aprovados para cursar Licenciatura em Ciências Biológicas na UFRPE:
ALAN JONAS DE ARANTES SILVA

ANA CAROLINA SANTA CRUZ DE OLIVEIRA

ANA DAVILA FERREIRA DA SILVA

ANAILZA CRISTINA GALDINO DA SILVA

BRUNO FELIPE ARRUDA DOS SANTOS

CARLOS ALBERTO FARIAS DA SILVA JUNIOR

DACIO SOARES DA SILVA COSTA

DAVID MARTINS DA SILVA

EDMILSON CEZAR COUTINHO JUNIOR

EMERSON ALVES DE ARAUJO

FELIPE ANGELO DOS SANTOS

FELIPE MORAIS DE BARROS

FRED GEORGE TENORIO DA COSTA

IASMIM DEODATO RIBEIRO

JEFFERSON JOSE DE SALES

JESSICA NASCIMENTO DOS SANTOS

JONATHAS DE OLINDA BARROS

JOSE KLEBER VIRGINIO DA SILVA

JOSE WELTON DA SILVA SALVADOR

KARINE MENDES DA SILVA

LARISSA LIMA RIBEIRO

LIZA ELLEN EURICO DE OLIVEIRA

LUIS GUSTAVO SALOMAO SILVA

MAGDA MARIA DIAS DE LIMA

MARIANA LIMA DO NASCIMENTO

MARIA TACIANA RALPH

MARKSON VALDO MONTE ROCHA

MAYARA CRISTINA DA SILVA GABRIEL

MICHELE SANTOS DA ROCHA

NATHALIA DE FRANCO DO NASCIMENTO

NIDIA CRISTIANE DE MELO MARINHO

PRISCILA DAMARIS DOS SANTOS

RAFAELLY ALVES GUIMARAES

ROSA PALOMA DA SILVA ALEXANDRINO

SANDY BEATRIZ GOMES DA SILVA

SERGIO FERREIRA DE LIMA JUNIOR

THAIS MARTINS NAZARETH MACHADO

THAMIRES PRISCILLA BRENNAND DE PAULA

VANESSA RIBEIRO DE LIMA

VITOR GUILHERME DA COSTA SILVA

ANA LUCIA AZEVEDO DE BARROS CORREIA

ANA PAULA SOUZA SILVA

ANNA LUIZA SANTANA NEVES

AUGUSTO LIMA ALMEIDA

BARBARA SANTANA ALENCAR

BRENO FRANKLIN DE OMENA

CARLOS FERNANDO MIRANDA BELTRAO

CIBELE DA SILVA SIQUEIRA

CLAUDINELLY YARA BRAZ DOS SANTOS

DRIELLY CRISTHINE FREITAS DE SENA

ELIANE OLIVEIRA DE MORAIS

EVORA DA IBERIA LEITE NOGUEIRA PINTO

HUGO LIMA DE ALBUQUERQUE

ISABEL CARNAUBA PEDROSA

ISABELLE CAROLYNE DE MELO ALBUQUERQUE

JEFFERSON RODRIGUES PEREIRA DA SILVA

JESSICA NOBREGA REINAUX

LILIANA FELIX MOURA DA LUZ

MARCUS ARTHUR SANTOS MACEDO

MARIA CAROLINA BARBOSA

MARIA PATRICIA NASCIMENTO SILVA

MAYARA DE OLIVEIRA FERREIRA

MAYARA NUNES VITOR ANJOS

MIGUEL ALBUQUERQUE QUEIROZ

MIRELA LIRA DE ANDRADE

NATHALIA RABELO LOQUINGEN

NILSON ROCHA NETO

PATRICIA VIRGINIA PADILHA DANTAS

PEDRO HENRIQUE FREIRE DE CARVALHO GOMES

RAFAELLA PATRICIA ANDRADE DOS SANTOS

RAPHAELA MARIA OLIVEIRA DE LIMA

RAYANNA MALENA LOPES DE SOUZA

RAYSSA INGRID VERA CRUZ SILVA

ROBERTA RAISSA DE MELO MATOS DIAS

ROMEINE MICHALSKI DE LIMA

TAINNA VIEIRA DE LIMA

THAIS KAROLINE FERREIRA DA SILVA

VANESSA CUNHA DE AZEVEDO

VICTOR DE AQUINO WANDERLEY

YURE ARAUJO DE MELO

1 de jun. de 2010

Diretório Acadêmico promove festa de reabertura

A Noite da perdição reabriu as atividades festivas do D.A., mesmo com o atraso e os imprevistos surgidos por conta da chuva o ânimo dos discentes não diminuiu, essa foi a primeira e certamente marcou positivamente a licenciatura em Biologia, Parabéns discentes, agora é Evolução!


28 de mai. de 2010

Palestra encerra com comemoração ao dia Nacional da Mata Atlântica

O Diretório Acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas agradece a todos que participaram da sala discursiva “Profissional em defesa do clima, como aliar práticas ao ensino?” realizada em comemoração ao dia da Biodiversidade (22 de maio) e ao dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). Avaliamos como positiva a participação de todos, dessa forma demonstraram a confiança depositada nesta gestão, nosso agradecimento se estende aos palestrantes, Profº Rafael Trindade - UFRPE, Profª Marilene Freire – SEBRAE, Profª Soraya Eldeir - GAMPE e Profª Margareth Mayer - UFRPE. Também cooperaram para a realização deste evento o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região e a Deputada Estadual Tereza Leitão, a eles nossos cumprimentos e sinceros votos de estima e consideração.

18 de mai. de 2010

Participe da 62ª SBPC em Natal-RN

A Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade que se propõe a defender o avanço científico e tecnológico do Brasil exercendo um importante papel na expansão do sistema nacional das ciências e na difusão e popularização científica.

Para concretizar seus objetivos a SBPC organiza reuniões anuais que se configura como um espaço de debates sobre as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação e um meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.

A 62ª Reunião da SBPC ocorrerá de 25 a 30 de julho de 2010, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal-RN e terá seu ponto focal na biologia marinha e como tema central “Ciências do Mar: herança para o futuro”. Para nós futuros docentes em biologia faz-se necessária nossa participação neste evento. Site: http://www.sbpcnet.org.br/site/home/

O DCE-UFRPE considerando a importância da participação de todos os estudantes da UFRPE, neste que é um dos maiores eventos científicos do país, está organizando a delegação da nossa Universidade, as reuniões acontecem nas quartas-feiras na sede do DCE-UFRPE das 16h às 17h. PARTICIPE!

15 de mai. de 2010

Estágio Supervisionado é discutido no CCD

Na última quarta-feira, 12/05, o D.A.L.B. participou da reunião do CCD (Colegiado de Coordenação Didática) que acontece uma vez por mês com a tarefa de avaliar processos referentes a trancamentos de matrículas, mudança da matriz curricular, avaliação de monografias entre outros assuntos relevantes para o curso.
Participaram da reunião a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, e representando os alunos através do D.A.L.B. participaram a Diretora de Integração estudantil, Thassiana Furtado e o Presidente Jamerson Soares.
A principal discursão foi a questão do estágio supervisionado que vem tirando o sossego dos discentes depois da mudança com a nova lei de estágios, segundo a coordenação está sendo avaliado a melhor saída para que não haja prejuízos para quem já está em seu estágio, supervisionado e estamos convidados a participar dessa discursão; como o caso é de grande interesse de todos, iremos promover uma reunião com a coordenadora de estágios da Universidade para esclarecer, agora com mais tranquilidade, as principais mudanças nesse processo.

13 de mai. de 2010

PROFISSIONAL EM DEFESA DO CLIMA, COMO ALIAR PRÁTICAS AO ENSINO?

O Diretório Acadêmico de Licenciatura em Biologia da UFRPE (D.A L.B) realiza, nos dias 20 e 27 de maio, Sala Discursiva com os discentes, sobre temas relevantes para o ofício da Biologia. De acordo com o presidente do D.A.L.B, Jamerson Soares, a proposta do evento é reafirmar a força do profissional de Biologia na condição de professor do ensino regular.

11 de mai. de 2010

D.A.L.B. Reabre para suas atividades

Embora calouro posso compartilhar a feliz experiência de compor a representação estudantil da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE, o D.A.L.B reconquistou a sua credibilidade junto aos estudantes e graças a nossa vontade de luta tomamos fôlego. Fui convidado logo após o inicio das aulas pelo líder do Movimento Evolução, Jamerson Soares, para participar da campanha, hoje com muita alegria reabrimos a nossa sede e pude ver mais uma vez que a humildade e a disposição estão à frente de qualquer interesse; como uma vocação todos se dedicaram para dar um espaço digno que represente os futuros professores desse país. Estamos no começo da gestão e pessoalmente estou no começo do curso, espero que esta jornada traga bons frutos de ambas experiências.
Hudson Sales 1º período

4 de mai. de 2010

Nossa sede, a resposta da PROPLAN

A Pró-Reitoria de planejamento da UFRPE através do senhor Tadeu Figueiroa, respondeu nossa solicitação para liberação da sala que funciona como sede do DALB, de acordo com ele, a sala já esta sendo desocupada a pedido do senhor Reitor para darmos continuidade às atividades de representação estudantil, por enquanto não foi mencionado a segunda parte do acordo que trata da reforma da sala, entretanto acreditamos na sua efetivação. A referida sala fica em frente ao R.U. no prédio central perto do Banco Real, e até segunda-feira (17/05) estará disponível.

III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas

Do site: http://www.unicap.br/simcbio/

23 a 27 de agosto de 2010
auditório GII

Biodiversidade e a Sustentabilidade da Vida no Planeta Terra é o tema central do III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas, promovido pelo Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

O Brasil abriga a maior diversidade de animais e plantas do mundo, ou seja, cerca de 20% da biodiversidade do planeta Terra. Esse banco genético de milhares de espécies tem valor estratégico para o desenvolvimento do País e possui inestimável valor para a sobrevivência do SER HUMANO. Além dos serviços ambientais que proporciona, como por exemplo, a purificação da água, a ciclagem de nutrientes, a manutenção do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e das condições climáticas do Planeta, a diversidade biológica constitui-se em base de recurso de aplicações alimentar, medicinal e industrial, entre outras.

O entendimento de que a pesquisa em biodiversidade é uma questão estratégica para o desenvolvimento, os agentes públicos devem estar atentos para a necessidade de agilizarem a produção do conhecimento sobre esse patrimônio biológico e de tornar esse conhecimento útil para os diferentes segmentos da sociedade, bem como de gerar pesquisas que propiciem o uso sustentável da biodiversidade. A sustentabilidade é vista como inovação e apresenta-se, nos dias atuais, como uma postura necessária a qualquer organização, cidade ou comunidade que busque o crescimento responsável, processo que engloba questões como ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente limpo.

Diante de amplo horizonte de atuações e práticas de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade, deseja-se, com o SIMCBIO, a participação de todos aqueles que investigam e trabalham nas diferentes áreas e segmentos relacionados com a VIDA e que queiram conhecer e compartilhar práticas de sucesso, conhecimentos e ações empreendedoras, em busca de um Brasil mais responsável e socioambientalmente, melhor.

Sejam todos bem-vindos!

Profa. Dra. Goretti Sônia Silva
Profa. Dra. Bereneuza T. R. V. Brasileiro

Coordenação do Evento III SIMCBIO – UNICAP

20 de abr. de 2010

Palestra confirmada!

O planeta percebeu a importância de combater a brusca mudança climática, e através de seus chefes de estado buscam soluções para manter a temperatura média o mais distante possível de 2ºC, mais as conferências para enfrentar a crise do clima não conseguem avançar muito, como sempre os interesses estão sempre à frente das decisões que devem ser tomadas por aqueles que representam quem mais vai sofrer com essas mudanças, as populações mais pobres.

É preciso perceber que o tempo está se esgotando, pois embora sejam causadas pelo homem, as mudanças climáticas afetam a base de sobrevivência do planeta por isso precisamos urgentemente voltar aos níveis de emissão de 1990 até o ano de 2020, para isso é necessário:
• Redução da emissão de gases proveniente da queima de combustíveis fósseis.
• Emissões resultantes do desmatamento devem ser reduzidas em no mínimo 75%.
• Diminuição de gases de efeito estufa, proveniente de combustíveis fósseis, pelos países industrializados.

Diante o exposto devemos entender qual o nosso papel para garantir avanços na redução do aquecimento global, principalmente como profissionais de educação em biologia, por isso está confirmado o encontro debate para entendermos como atuar num contexto tão amplo e decisivo para o planeta.

18 de abr. de 2010

Protesto!

O início de nossas aulas é marcado pela falta de planejamento, no laboratório de biologia celular, durante as aulas, é preciso fazer rodízio para explorar as lâminas propostas pelo professor pois o número de microscópios quebrados diminui a capacidade do laboratório, para completar os televisores não estão funcionando. Serviços que deveriam ser concluídos durantes as férias, mais atrapalham o bom andamento do curso causando atrasos na programação proposta pelos docentes; a mesma situação acontece no laboratório de bioquímica e estamos atentos procurando respostas, para isso precisamos da participação de todos assinando a ata de protesto para ser entregue aos setores "responsáveis".

15 de abr. de 2010

Atenção comunidade acadêmica

Reunião define o calendário para o D.A.L.B.

Mesmo com a sala do D.A.L.B. ocupada e funcionando provisoriamente em outros espaços, a direção se reuniu para definir o calendário de lutas e evento para a gestão 2010, as diretorias de Integração e Mobilização Estudantil, se empenharam para propor atividades que envolvam a todos discentes.

Propostas da Diretoria de Integração Estudantil
• Sala de discussão “Como ser profissional de Biologia em defesa do clima e aliar as atividades ao ensino?”.
• Encontro festivo no período junino
• Participação no ENEB 2010 (Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia)
• Cooperar com a coordenação na realização da semana da Biologia
• Feira de oportunidades
• Seminário das reivindicações

Propostas da Diretoria de Mobilização Estudantil
• Amistoso de Futebol entre discentes
• Festa noite da perdição
• Recepção dos calouros 2010.2
• Biofest cultural
• Cinema com prosa
• Encontro Cultural da Consciência Negra
• Participação no natal Solidário UFRPE

Nossa sede funcionará recebendo propostas e reivindicações para serem cobradas aos setores competentes, além de nossa principal luta, a construção de um laboratório de ensino de ciências (PET), e mais oportunidades de estágios. Participe conosco!
e-mail: dalb.ufrpe@hotmail.com

14 de abr. de 2010

O D.A.L.B. terá sede provisória

Na quarta-feira 14 de abril, houve um encontro entre representantes do D.A.L.B. o Prefeito do Campus Universitário e o engenheiro da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) responsável pelas obras da fachada do prédio central, senhor Tadeu, que se comprometeu em realocar os vidros que ocupam nossa sede. Por não haver, no momento, como disponibilizar o acesso a sala, o senhor Tadeu Figueiroa encontrará um espaço em até uma semana onde possamos realizar nossas atividades, ao final do trabalho se comprometeu em reformar a sede para melhor conforto dos alunos, estamos confiantes e certos da força do movimento estudantil para cobrar a devolução de nossa sede em no máximo 30 dias.

9 de abr. de 2010

D.A.L.B./UFRPE e CABIO/UPE trocam experiências.

O D.A.L.B. eleito já está mobilizado com as lutas estudantis desde a criação do movimento Evolução, faltando poucos dias para posse, a diretoria eleita já programa seu calendário de lutas, palestras e eventos realizados pelas diretorias de Integração e Mobilização Estudantil, que, entre outras atividades, tem respectivamente a competência de incentivar, desenvolver e promover atividades culturais, sociais e desportivas entre o corpo discente; Coordenar, junto aos órgãos competentes, bolsas de auxílios financeiros e outras campanhas assistenciais.
A realidade em que se encontrava o D.A.L.B. é parecida com o Centro Acadêmico de Licenciatura em Biologia (CABIO) da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata – UPE que há muito tempo não realizava eleição; Em encontro com componentes daquele CABIO, nosso representante Jamerson Soares, conta que é fácil perceber dificuldades em comum e acrescenta: “Fica e a esperança de cooperação entre os diretórios de representação estudantil de biologia para fortalecer as lutas em favor da profissão do biólogo, para isso devemos nos juntar sempre, como fazemos na UFRPE, esta troca de experiência amadurece o movimento e desperta discussão sobre a nossa profissão."

8 de abr. de 2010

Coordenação reconhece a legitimidade da gestão Evolução

Estamos Evoluindo, até sexta-feira (09/04) a Reitoria e a Coordenação do curso nos dará uma resposta a respeito da solicitação para o acesso a sala do D.A.L.B, aguardamos muito confiante uma resposta positiva. A coordenadora do curso, professora Maria de Mascena (Mana), já reconhece a legitimidade de nossa gestão, e prestou vários esclarecimentos sobre a coordenação, nessa conversa nos informou sobre o CTA e também sobre o CCD, conselhos que contam com a representação dos alunos através do D.A; no último realizado foi informado o nosso processo eleitoral o que causou uma esperança de ter representatividade forte para Licenciatura em Biologia, nossa posse acontecerá as 17h do dia 14 de abril na sede do DCE, contamos com todos!
Jamerson Soares
D.A.L.B

Bem vindos à era da Evolução

A eleição para o Diretório Acadêmico de Licenciatura em Biologia concretizou a vontade dos discentes em formar uma representatividade que funcione a favor do curso, por isso, 18% dos alunos escolheram o Movimento Evolução. Agora começa firmemente a nossa tarefa de lutar em favor dos estudantes.
Com a mudança do nosso perfil curricular, estamos aprendendo melhor a prática docente, o que nos afasta do campo de pesquisa, pois, a partir dela, aprimoramos a nossa atuação em sala de aula, é necessário formar um completo biólogo, por isso a abertura do PET (Programa de Educação Tutorial) para licenciatura é entendida por nós como a oportunidade de não afastar o campo de pesquisa, já fizemos contato com professores interessados em montar um laboratório de ensino de ciências, e se mostraram favoráveis em unir as duas propostas, estamos confiantes e certos de futuros avanços.
Também propomos uma discussão para situar o profissional de biologia em defesa do clima e como aliar experiências ao ensino. Quais as atitudes a serem tomadas? As experiências que tiveram sucesso? O que ainda não foi feito? E o que ainda podemos fazer? Com essa atividade vamos mobilizar os futuros profissionais e construir uma consciência ecológica eficaz, o evento acontecerá em dois encontros realizados pela Diretoria de Integração Estudantil.
O novo D.A.L.B. está em contato com a coordenação para cooperar, no que lhe for competente para melhoria do curso, em contra partida a professora Mônica Folaça, vice-coordenadora, estará cooperando para esse processo de Evolução, nesse primeiro mês funcionaremos em um espaço provisório, uma vez que nossa sede está ocupada com material para reforma da fachada do prédio central da Universidade, entretanto em no máximo 30 dias receberemos uma sala reformada, promessa da Pró-Reitoria de Planejamento e vamos cobrar.
Estamos organizados no movimento em defesa da Licenciatura em Biologia, entretanto é necessária a contribuição de todos para que haja força suficiente, isso deve ser feito divulgando nossas lutas, propondo idéias, participando dos debates, seminários dentre outras atividades. Contamos com você!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More