2 de fev. de 2012

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos


2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A iniciativa foi divulgada na Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. São basicamente três objetivos: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética e dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.

Com o incentivo a fontes renováveis, a Cúpula espera alcançar suas metas até 2030. O evento solicitou apoio de governos, setor privado e sociedade civil, que devem aprovar leis que incentivem e contribuam para o desenvolvimento de energias renováveis.

"Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes da conferência. "Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos de animais para cozimento e aquecimento", completou.

Para ele, uma das maneiras de combater a pobreza é garantindo o acesso à eletricidade. Porém, não será fácil atingir a meta de duplicar o peso das energias renováveis no consumo mundial de energia antes de 2030. Embora o desafio seja grande, os participantes da Cúpula acreditam ser possível alcançá-la.

De acordo com o comissário europeu de Desenvolvimento, Andris Piebalgs, a mudança deve custar 50 bilhões de euros, o que, para a diretora geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Julia Marton-Lefèvre, é pouco se comparado ao preço de importação de combustíveis fósseis.

O Brasil já vem dando passos importantes em relação ao uso de elementos naturais não poluidores para a geração de energia, como aproveitamento dos ventos e do Sol, principalmente na região Nordeste. Na Copa do Mundo em 2014, o país inaugurará o primeiro estádio movido à energia solar da América Latina em Pituaçu, na Bahia.

Fonte: AMDA

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More