Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

30 de jun. de 2011

Inscrições para o prêmio Santander

Do site: ufrpe.br



Até o dia 9 de setembro de 2011, estudantes, professores, pesquisadores e Instituições de Ensino Superior (IES) do país, poderão se inscrever no Prêmio Santander Universidades 7ª Edição. O Santander é parceiro nas principais iniciativas de apoio ao Ensino Superior no Brasil. 

Este ano, os inscritos ganharão curso on-line de empreendedorismo, certificado pela Babson College, e os vencedores receberão R$ 1 milhão em prêmios e bolsas de estudos para tornar projetos em realidades. O concurso impacta toda a comunidade universitária e apoia os três pilares da gestão acadêmica: ensino, pesquisa e extensão. Os candidatos deverão acessar o sitehttp://www.santander.com.br/portal/wps/gcm/package/
universidades/universidades2011_v3_66384.zip/index.htm (disponível para acesso via iPhone e iPad) e lá encontrarão tudo sobre inscrições, regulamentos e demais 
informações. 

29 de jun. de 2011

Desemprego aumenta suicídios na Inglaterra

Mais em: http://dcerural.wordpress.com

Uma denúncia feita por um funcionário público ao jornal inglês The Guardian revelou que estão sendo enviadas aos órgãos do Department for Work and Pensions (DWP), equivalente  ao INSS no Brasil,  instruções sobre como lidar com trabalhadores que ameaçam se matar.
O documento, de circulação interna, foi enviado ao jornal por um funcionário com mais de 20 anos de casa, que preferiu permanecer no anonimato. Foi acompanhado de uma carta em que dizia: “Ninguém nunca viu estas diretrizes antes, o que levou nossa equipe a acreditar que isso é devido aos cortes anunciados para as pensões. Ficamos chocados. O fato de termos lidado com o público por tantos anos sem essas orientações fez as pessoas ficarem com medo do que está por vir.”
“De repente nosso trabalho ganhou um novo aspecto. As pessoas aqui estão se perguntando a que ponto esses cortes serão selvagens. E somos nós, que estamos na linha de frente, que teremos que lidar com essas mudanças.”
O número de desempregados na Grã-Bretanha chegou a 2,48 milhões. Os jovens são uma grande parte desse total, com 963 mil deles com menos de 25 anos de idade. Quase um em cada quatro jovens está desempregado por mais de 12 meses. Entre as pessoas acima de 50 anos, 46% também estão sem trabalho por mais de um ano.
O aumento no desemprego acontece ao mesmo tempo em que direitos sociais básicos estão sendo cortados. Centenas de milhares de beneficiários dos programas de habitação ficarão sem suas casas devido a cortes do governo, o que terá um grande impacto em Londres, onde mais de 250 mil pessoas poderão ser expulsas de seus lares.
Julie Tipping, que trabalha no Departamento de Deficientes Físicos de um jobcentre (órgão do DWP), contou que no ano passado dois trabalhadores fizeram tentativas de suicídio assim que foram informados que seu benefício foi negado. Ambos foram hospitalizados.
“Essas pessoas não estão fingindo. Tem gente que pensa que elas estão exagerando só para conseguir o benefício, mas não é esse o caso. Elas estão sofrendo por problemas reais e não podem mais enfrentá-los.”
Vicky HarrisonEm março do ano anterior, uma jovem chamada Vicky Harrison, então com 21 anos de idade, tirou sua própria vida com uma overdose de medicamentos. Ela já havia tentado mais de 200 vagas de emprego, e no dia anterior ao seu suicídio havia recebido mais uma carta de rejeição para uma vaga que estava tentando em um jardim de infância.
Vicky tinha boa qualificação e um impecável histórico escolar. Era viva, e muito alegre. Depois de não ter conseguido nem mesmo vagas que exigiam qualificação inferior à que possuía, ela se sentiu extremamente humilhada, tendo sido encontrada morta com três bilhetes ao lado do corpo – dois para seus pais e um para seu namorado. No dia seguinte, se estivesse viva, ela assinaria seu pedido de auxílio-desemprego, uma esmola de 51 libras semanais.
No mês anterior à denúncia desta “cartilha” para lidar com o suicídio, o mesmo jornal já havia noticiado que alguns jobcentres estavam sob pressão para cumprir metas de redução do número de beneficiários de pensões. Depois que a informação veio a público, as metas foram retiradas, mas vários trabalhadores estão sendo constantemente reavaliados para assegurar se realmente precisam do benefício.
A expectativa do DWP é que pelo menos 50% das pessoas que procuram o órgão tenham o pedido de pensão negado. Assim, essas pessoas seriam transferidas para o auxílio-desemprego, um benefício concedido sob a condição de que o trabalhador desempregado esteja procurando trabalho e que aceite qualquer um que lhe seja oferecido.
Elieanor Lisney, do movimento Disabled People Against Cuts (Deficientes contra os Cortes), afirma que a possibilidade do auxílio para deficientes ser substituído pelo auxílio-desemprego pende como uma espada sobre a cabeça dos deficientes, e que ela teme um aumento no número de suicídios.
Desde o início da década de 1990 o número de desempregados em todas as camadas da população, principalmente entre os jovens, vem chamando atenção para o risco do que poderia ser uma “geração perdida”. E o aumento do número de suicídios de membros da classe trabalhadora é sintomático de que, desesperados, sem trabalho e sem perspectivas, os trabalhadores não veem esperanças dentro dos marcos do capitalismo – alguns têm preferido a morte. Com esta “cartilha” o capitalismo atesta – se alguém ainda tinha dúvida – que é incapaz de resolver os grandes problemas criados por ele próprio e que estão colocados na ordem do dia.
Glauber Ataide, Belo Horizonte
Fontes: 

28 de jun. de 2011

Técnica para medir tamanho de tubarões

Do site: revistagalileu.globo.com

Peter Verhoog
A medição precisa do corpo dos tubarões é essencial para promover a saúde desses animais. Anteriormente, para isso, era necessário capturá-los e imobilizá-los, ação perigosa tanto para os pesquisadores como para os tubarões. Agora, um projeto financiado pela Fundação Save Our Seas está utilizando equipamentos especiais, que medem o tamanho precisamente a metros de distância. 

O aparelho, operado por um mergulhador, é composto por um par de câmeras dentro de caixas, que filmam o tubarão, e uma luz na frente, que permite que os pesquisadores sincronizem os quadros do vídeo. Com a nova tecnologia, é possível calcular o comprimento de qualquer parte do corpo e o tamanho total do animal, com uma margem de erro de poucos milímetros.>> Pesquisadores registram baleia de 11 metros sendo devorada por 30 tubarões>> Biólogos do Guarujá criam “janela” para observar ovo de tubarão A técnica é tão precisa que os pesquisadores podem reconhecer os tubarões individualmente pelas proporções de seu corpo. Registrando as medidas dos mesmos animais ao longo de vários anos, é possível calcular a taxa de crescimento deles, por exemplo. O projeto, financiado pela Fundação Save Our Seas, está utilizando o equipamento na República de Palau, no Oceano Pacífico, e é liderado pelo Dr. Mark Meekan, do Instituto Australiano de Ciência Marinha, e Gabriel Vianna, da Universidade da Austrália Ocidental.

27 de jun. de 2011

Proteja o Planeta Aquecimento Global


As alterações climáticas representam hoje uma das maiores ameaças à diversidade de vida no planeta, juntamente com a destruição de habitats, poluição e proliferação de espécies invasoras. Considerando o comportamento e a biologia das tartarugas marinhas, é possível prever que as alterações climáticas vão afetar e até mesmo comprometer a sua sobrevivência.
Além das diversas outras ameaças já existentes, o aquecimento global pode causar inúmeras consequências para as tartarugas marinhas. É um perigo real, pois em um mundo que está esquentando, mais calor, como prevêem os cientistas, pode provocar tempestades mais fortes, aumentando a erosão das praias que as tartarugas usam para desovar.

Em sua caminhada para o mar, as tartarugas marinhas memorizam a localização das praias onde nasceram e retornam àquela área décadas mais tarde, quando adultas, para repetir o ritual de desova. Com o derretimento das calotas polares e o aumento do nível do mar, essas praias podem desaparecer, forçando as tartarugas a buscar novas áreas de desova. Segundo dados de pesquisas realizadas até agora, pode demorar 10 mil anos ou mais para que uma nova área de desova se estabeleça.
As tartarugas precisam viver em um mundo dominado pelos humanos. Buscar novas praias não é tão simples. Pessoas e tartarugas tendem a gostar das mesmas praias e podem coexistir. O problema é que as pessoas alteram as praias de maneira prejudicial às tartarugas, afetando-as quando, por exemplo, causam erosão ao removerem a vegetação que fixa as dunas imediatamente atrás das praias, para construir casas. Para compensar e estabilizar a praia constróem estruturas de contenção com metal, pedras e concreto. Com o aumento previsível do mar – e tempestades mais fortes –, a praia não pode avançar naturalmente e diminui, por consequência, o espaço para as tartarugas desovarem. 

24 de jun. de 2011

Pré-ENEB adiado em virtude das festas



Olá Pré-Enebianos, 

Em virtude das festas juninas estamos cancelando o pré-encontro deste sábado dia 25/06, pelo contrário teríamos prejuízos com as faltas de vários participantes obrigando a excluí-los do processo, o que não queremos, o próximo será no dia 02/07 às 10h na sede do DALB, qualquer dúvida entrem em contato conosco e boas festas.

Não perca o ritmo das discussões, próximo dia 02/07

23 de jun. de 2011

Oficina "Recriação de Histórias"


Datas: 30 de junho de 2011 (quinta-feira) e 02 de julho de 2011 (sábado).
Objetivos: facilitar o afloramento do potencial criativo no processo de criar, narrar e reconstruir histórias; propiciar meios para mudança de significados e vínculos.
Método: Fenomênico-Construtivista.
Facilitador: Zeca Lemos, psicólogo clínico (atendimento de adultos e adolescentes); consultor organizacional em desenvolvimento comportamental; moderador de planejamento estratégico pessoal e organizacional.
Horários das oficinas: das 19h15 às 21h15 (quinta-feira) e das 10h00 às 12h00 (sábado).
Investimento: R$ 30,00 por oficina.  
Local: Rua Correia de Araújo, 69 – Graças / Recife.
Fones : 3421.1905 - 9122.9662 – 8859.1202 – 9978.4237.

22 de jun. de 2011

CONABIO UNICAP

21 de jun. de 2011

Reciclagem de biocombustível na UFRPE


O óleo de fritura é utilizado e depois descartado em pias, tanques e esgotos. A etapa posterior a esse caminho trivial do resíduo de cozinha, no entanto, é desconhecida pela maioria das pessoas, que não imaginam ser o alimento uma das substâncias mais nocivas ao meio ambiente. Uma vez jogado na pia ou lixo esse se decompõe produzindo o gás metano com poder 23 vezes mais poluente que o CO2, além de acelerar o entupimento de fossas e mortandade da vida aquática. A fim de reduzir o impacto ambiental causado pelo óleo, a pesquisadora do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DQ-UFRPE), Claudia Bejan, desenvolveu um projeto de coleta e reciclagem do material, que pode virar até matéria-prima para biodiesel. O biodiesel, por sua vez, é um combustível renovável e sua adição é obrigatória no Brasil na proporção de 5% no diesel de petróleo, resultando no B5.
O óleo de fritura doado pode ser depositado no ponto de coleta em frente ao Laboratório de Óleo e Biodiesel (LOB) no DQ/UFRPE. Na ocasião o mesmo será beneficiado e doado para a produção de biodiesel na Usina Experimental de Biodiesel do CETENE em Caetés, no Agreste de Pernambuco, usina parceira e sem fins lucrativos, parceira da UFRPE.
Contato:
Fone: 3320-6378

20 de jun. de 2011

Nova equipe confirma compromissos


Depois das eleições a solenidade de posse da nova gestão, na última sexta-feira dia 17/06, serviu para reafirmar os compromissos do DALB com os representantes de turma e toda comunidade acadêmica. Contamos com a presença do Diretor do Departamento de Biologia Severino Mendes Junior, que no uso da fala enfatizou a importância de ter o D.A. vivo para apontar as questões que precisam ser melhoradas dentro da Universidade, cobrando sempre de forma organizada e coerente, como já vem sendo feito. Na ocasião também contribuíram o líder do movimento para criação do D.A. de Sistema da Informação, Augusto Fernando e a presidente do D.A. de Educação Física Alana Veras, que fizeram questão de reafirmar parcerias com o DALB por entender que é preciso estar unido no movimento estudantil. Confira a composição do D.A. na barra ao lado e participe conosco!

17 de jun. de 2011

Fórum a Universidade que queremos


Convidamos a comunidade acadêmica da UFRPE (Campus Dois Irmãos) para participar do FÓRUM A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS. O Fórum é um espaço, democrático, apartidário, desvinculado de candidaturas que tem como objetivo principal construir de forma participativa e descentralizada uma proposta de universidade democrática, pública, gratuita, de qualidade e sustentável.



FÓRUM A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS
DIA: 20/06/2011 – Hora: 14h às 18h
Local: Sala 10 B – Departamento de Educação Visite o Blog: http://forumufrpe.blogspot.com
Contatos : universidadequequeremos@googlegroups.com
PARTICIPE CONOSCO!

Festa de posse da gestão Evolução

Nesta sexta-feira 17/06 a gestão eleita para conduzir as atividades do DALB no período de 2011 até 2012 realizará sua cerimônia de posse. O objetivo é ter um momento para apresentação da equipe e suas propostas além de renovar o compromisso sobretudo com os representantes de turmas, que terão papel fundamental na construção do novo DALB. Também foram convidados o Diretório Central dos Estudantes, a Coordenação e o Departamento de Biologia para fazerem suas considerações a respeito da importância de um D.A. atuante.

Se ligue no pré-ENEB



Neste sábado dia 18/06 às 10h na sede do DALB acontecerá o nosso tão esperado Pré-ENEB. A comissão de metodologia, sob a responsabilidade dos amigos Isaías Junior e Felipe Ângelo, garante que já está com tudo esquematizado e que a partir de amanhã poderemos começar a arrumar as malas em direção ao Rio de Janeiro.

Se você está inscrito, independente da sua ordem de inscrição, não perca!

16 de jun. de 2011

Oportunidade de bolsa Pibid


Do site: http://www.ufrpe.br
07 de junho de 2011
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio de sua Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), torna pública a realização de seleção para bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/UFRPE). As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de junho, exclusivamente por formulário eletrônico disponível no endereço: www.pibidufrpe.pro.br
Serão concedidas 251 bolsas de iniciação a docência a alunos matriculados nos cursos de licenciaturas da UFRPE e 30 bolsas de supervisão a professores das escolas parceiras do programa.
O Pibid/UFRPE é um programa financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), que visa a fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições de Educação Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública.
Uma descrição completa de todas as características do Programa Pibid/Capes está disponível na página: http://www.capes.gov.br

15 de jun. de 2011

O arrasta-pé vai começar para Biologia


Para esquentar as comemorações juninas, nesta quinta-feira (16/06), das 18h às 22h, o restaurante da Associação Universitária dos Professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Apufrpe) receberá o São João da Biologia.
Muito forró pé-de-serra com a banda Artimanha do Forró, quadrilha improvisada e comidas típicas. Para não sair nem um minuto do clima junino, todos os forrozeiros devem vestir-se a caráter. 
A coordenação do arraial está por conta da professora Arlene Santos, da área de Zoologia. 

14 de jun. de 2011

Pode chegar e conhecer o seu DALB

Você que deseja saber como funciona o DALB pode participar de nossas reuniões, todas as terças a partir das 17h em nossa sede. Conheça nossas lutas, propostas de eventos entre outros assuntos que certamente são relevantes para o curso. Participe hoje!

13 de jun. de 2011

Adotando um postura resistente

O DALB tem o papel de mediar as questões com os departamentos, no entanto esses últimos anos sua postura de conciliar as questões não cabem mais no contexto atual. Tivemos várias conquistas, uma delas é o Circular da UFRPE, acordo entre Pró-Reitoria de Ensino da Graduação, Departamento de Biologia e D.A. de Licenciatura em Biologia, e que não vem sendo cumprido, dessa forma vimos esclarecer aos discentes que nossa postura será resistente para manter o acordo e dessa vez agregando outras entidades de representação estudantil para que nosso grito ganhe força e respeito, agora junte-se a nós para uma mobilização geral para ampliação do Circular UFRPE e pela garantia de segurança no CEAGRI .

5 de jun. de 2011

Site disponível! se ligue nos pré-ENEBs

"Biólogo: um equilibrista entre a urbanização e suas problemáticas"

As inscrições para participar da delegação de Licenciatura no ENEB 2011/Rio de Janeiro no próximo mês de julho já estão encerradas. Se você está entre os inscritos independente da sua ordem de inscrição não perca o primeiro pré-encontro para garantir sua vaga, dia 18/06 às 10h na sede do DALB. Essa é a primeira oportunidade para conhecer todos integrantes da delegação além de tirar suas dúvidas quanto ao embarque. Os próximos pré-ENEBs serão: 25/06 - 02/07 - 09/07 – 16/07 – 19/07 os temas, as inscrições e todas informações necessárias já estão disponíveis no site oficial do evento: (link abaixo)




Fique atento! até lá...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More