Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

22 de jul. de 2011

Siga o DALB no Rio

Notícias através do Twitter na hasteg #dalbnorio, siga os companheiros que estarão na nossa delegação durante o ENEB 2011 e irão postar as novidades do encontro:
@jamess_23


@isaura_gomes


@frannsciisco


@_rayssalima_


@giiinanascimento


@Becalima_


@Rafitta_Chirs 

Em breve contaremos aqui nossas experiências, até mais!!

21 de jul. de 2011

Carta convocatória para o ENEB

“Biólogo: um equilibrista entre a urbanização e suas problemáticas”

Rio de Janeiro, 06 de junho de 2011.
Através desta carta convocatória, viemos convidar a todos os estudantes de Biologia do Brasil para participar do XXXII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. Este ano o evento acontecerá de 23 a 30 de Julho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais precisamente, na Faculdade de Letras da UFRJ, localizada na Ilha do Fundão, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
O Encontro vem proporcionar uma integração entre os estudantes de Biologia do país inteiro, permitindo, assim, uma troca de experiências e opiniões entre os participantes acerca dos mais diversos temas que envolvem o estudante de Biologia na atualidade. É notória a incrível diversidade encontrada no Brasil: cada região do país possui suas próprias mazelas, suas próprias problemáticas, assim como seus próprios costumes, sotaques e festividades. Durante o encontro, essa mistura é ainda mais explicitada e, ao conhecer melhor cada ponto de vista, o participante acaba por conhecer mais a sua própria realidade, reparando como existem tantas proximidades mesmo com muitas diferenças.
O ENEB existe para suprir a ausência de debates acerca de determinadas questões que envolvem o estudante de Biologia que geralmente não são tratadas em outros espaços como a Universidade, Congressos e Encontros Científicos. Além disso, fortalece a relação entre os alunos de Biologia de todo o Brasil.
O tema escolhido para esse ano é a urbanização descontrolada e a falta de planejamento das cidades. Durante esses oito dias de encontro, o assunto será amplamente abordado e debatido através de mesas redondas, grupos de discussão e vivências em locais da cidade do Rio de Janeiro e arredores. Ao tratar de diversas problemáticas existentes na cidade, é possível comparar as múltiplas realidades encontradas no restante do País. Dessa forma o estudante pode pensar em possíveis maneiras de intervir na sua comunidade como indivíduo, ou através de coletivos.

20 de jul. de 2011

Congresso da UNE

Por DCE-UFRPE


RESULTADOS DO 52 CONGRESSO DA UNE
Terminou ontem a eleição da nova diretoria da UNE. A oposição de Esquerda (UJR e PSOL) atingiu uma marca histórica de mais de 580 votos afirmando a alternativa real de uma nova direção para o movimento estudantil brasileiro. 

Faltaram apenas 12 votos para nossa chapa eleger o secretário geral da UNE. Principalmente, cumprimos com louvor nossas tarefas políticas nesse congresso, levando as propostas revolucionárias e denunciando o capitalismo. Yuri Pires foi eleito 1o vice-presidente da UNE e saimos desse congresso muito mais fortalecidos para realizar uma grande jornada de lutas em agosto e uma plenária de universidades públicas que combata o corte de verbas na educação no início de 2011.

A todos e todas que participaram do congresso e para os que ficaram torcendo a partir dos seus estados, um forte abraço de despedida com a certeza da tarefa cumprida e com a consciência que teremos ainda mas responsabilidades no próximo período, avançando com determinação e ousadia.

RESULTADO ELEITORAL

CHAPA 3 - Por uma nova UNE (PSDB): 5 Votos. 
CHAPA 6 - MUDE (Articulação de Esquerda - PT+ Outras correntes do PT): 183 votos. (1 membro na executiva e 4 diretores) 
CHAPA 7 - ME unificado (PCdoB, DS/PT, CNB/PT, PTB, PMDB, PPL, PSB e PDT): 2369 votos. (13 membros na executiva e 62 diretores)
CHAPA 5 - Oposição de Esquerda (UJR, MRS e várias correntes do PSOL): 581 votos. (3 membros na executiva e 15 diretores)
Brancos e nulos: 18 votos.



19 de jul. de 2011

Nos acompanhe no ENEB

Acompanhe a nossa delegação no ENEB Rio 2011 pelo Twitter. Durante o encontro que se propõe a discutir os desafios do Biólogo de 23 a 30 de julho na cidade do Rio de Janeiro, estaremos atentos a todos os acontecimento e você poderá nos acompanhar através do Twitter #dalbnorio, aproveite e siga os companheiros que estarão na nossa delegação e irão postar as novidades do encontro, siga: @jamess_23; @isaura_gomes; @frannsciisco; @_rayssalima_; @giiinanascimento.

18 de jul. de 2011

Checklist para o ENEB Rio

Depois de todo nosso empenho é a hora de embarcar. O nosso último pré-ENEB será amanhã as 13h na sede do DALB para acertar os últimos detalhes da viagem. Todas as recomendações bem como as discussões realizadas devem ser levada em consideração, certamente voltaremos com boas lembranças do Rio de Janeiro!


Observe na barra ao lado o nome dos discentes que irão conosco!

15 de jul. de 2011

Se ligue! mais um pré-ENEB

Amanhã às 10h na sede do DALB teremos o nosso 4° Pré-ENEB. 

É necessário levar:
  • O comprovante de pagamento da inscrição do ENEB.
  • Prestar conta da ajuda de custo conforme o acordo do último Pré-Encontro


Não falte para não perder o ritmo das discussões!

14 de jul. de 2011

Reunião do DALB

O mês é de férias mas o DALB continua trabalhando, a organização da delegação de Licenciatura para o ENEB é o motivo da nossa reunião que acontecerá neste sábado dia 16/07 às 10h na sede do DALB, Este será o quarto Pré-ENEB e terá todas as informações referente a embarque, alojamento, programação do evento, regras da delegação entre outros assuntos. Você que já está confirmado não pode deixar de participar.
Colabore com a gestão Evolução!

13 de jul. de 2011

Filhote de peixe-boi resgatado


Um filhote de peixe-boi com cerca de dois meses de vida foi resgatado no último fim de semana na cidade de Barreirinha, a 330 km de Manaus (AM), e levado com urgência para as instalações do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) nesta segunda-feira (20).
Visivelmente abatido e desnutrido (o animal está com 8 kg, quando deveria pesar ao menos 16 kg), populares teriam encontrado o animal enroscado em uma rede de pesca. Entretanto, há suspeita de que o mamífero tenha sido utilizado em atividades de caça ilegal.
O Globo Natureza apurou com o Inpa que muitos pescadores utilizam o filhote de peixe-boi como isca, amarrando-o no rio por certo tempo na intenção de atrair a mãe e capturá-la.
Técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) vão apurar se o filhote encontrado iria ser utilizado para o crime ambiental.
O animal foi levado por veterinários da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) ao Inpa, onde vai permanecer em observação no Laboratório de Mamíferos Aquáticos. A região de Barreirinha, no interior do Amazonas, é conhecida por concentrar grande quantidade da espécie. (Fonte: Globo Natureza)

12 de jul. de 2011

Yuri Pires candidato a Presidente da UNE

Na Terça-Feira, 05 de Julho de 2011 a Coordenação Nacional da União da Juventude Rebelião se reuniu para decidir o candidato a presidente da União Nacional dos Estudantes pela tese Rebele-se. Após muita discussão foi decidido que seria candidato um companheiro combativo, que construiu o movimento estudantil desde que entrou na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Exemplar estudante de História contribuiu para a organização dos estudantes desse curso sendo eleito coordenador geral do DAHIS da UFRPE e depois como coordenador geral da Federação do Movimento Estudantil  de História. Estamos falando do jovem lutador Yuri Pires Rodrigues. Sempre preocupado com a permanência dos estudantes na universidade foi eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes – Odijas Carvalho de Souza com a bandeira da reabertura do restaurante universitário e por mais assistência estudantil nas universidades do Brasil. Lutou e garantiu a reabertura do R.U na Rural de Pernambuco. Além disso organizou lutas em outras universidades do estado conquistando a abertura do R.U da UFPE e muitas outras conquistas. Falamos, portanto, de um companheiro combativo que certamente representará os anseios de luta da juventude brasileira. Vamos eleger nosso YURI PIRES Presidente da UNE e fazer uma UNE combativa, rebelde e de luta! VIVA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES!! VIVA A JUVENTUDE REBELDE!!

Saiba mais em:
http://dcerural.wordpress.com

11 de jul. de 2011

IPTU verde gera descontos de 80%

Do site: Folha.com
Para incentivar os cidadãos a contribuírem para a preservação de suas cidades, algumas prefeituras paulistas implantaram o IPTU Verde, que beneficia com descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano os que executam ações ambientais.
Edson Silva/Folhapress
SAO CARLOS - SP- BRASIL-08-10-2010: Casa no bairro Santa marta em São Carlos que destina parte de seu terreno para area verde e se enquadra no programa da prefeitura de Sao Carlos que quer ampliar a area verde do municipio, dentro do programa esta a criacao do IPTU verde para moradores que destinarem parte de seu terreno para area verde. (Foto: Edson Silva/ Folhapress)
Casa em São Carlos que se enquadrou no IPTU Verde
A Prefeitura de São Carlos foi pioneira, dando até 4% de desconto aos moradores que plantam árvores na entrada de casa ou mantêm uma área permeável no quintal.
A percentagem em descontos é proporcional à metragem verde e ao número de árvores plantadas.
Em 2007, quando o programa foi aprovado, houve 2.412 pedidos, deferidos no ano seguinte. Hoje, o número de beneficiados subiu para 3.614 pessoas.
No serviço Disque Árvore, o munícipe faz o pedido e recebe, gratuitamente, até duas mudas por mês em casa.
Outra cidade a adotar a prática é Guarulhos, na Grande São Paulo, onde os descontos chegam a 25% do valor total do IPTU. Além das ações já citadas, os moradores que instalam sistema de captação de água da chuva e sistema de reúso de água, por exemplo, conseguem 3% de desconto para cada uma dessas medidas.
Em São Vicente, na Baixada Santista, grande parte do território é ocupada por áreas de preservação ambiental. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alfredo Moura, a ideia é fazer do IPTU Verde uma campanha educativa da população.
"Aqueles que não conseguiram desconto nenhum neste ano vão procurar se adequar para obtê-lo no ano seguinte", completa.
Na cidade, algumas das ações são tratamento de esgoto, sistema elétrico solar e bacias sanitárias com duplo fluxo. Quem ainda mantiver 15% da área do lote permeável ganhará 7% de desconto.
A cidade de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) concede desconto de até 80% a terrenos que estejam com significativa área de vegetação mantida. Hoje, mais de 600 imóveis se beneficiam.
Na opinião de Alex Abiko, coordenador do comitê urbano do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), a iniciativa dessas prefeituras é louvável; no entanto, é preciso uma vistoria rígida para saber se o morador mantém as atitudes no ano seguinte à obtenção do abatimento.
Para conseguir o benefício, basta fazer o cadastro do imóvel via site da prefeitura de sua cidade, ou fazer a requisição pessoalmente. A partir disso, uma equipe de vistoria irá até o imóvel para avaliar quais iniciativas merecem descontos. As inscrições precisam ser renovadas todos os anos, para que se comprove a atitude do munícipe.
"Em São Carlos, os moradores ainda têm 10% de desconto se estiverem adimplentes com a prefeitura. O benefício é cumulativo ao IPTU Verde. Hoje, 50 mil imóveis são contemplados, um número significante, já que são cerca de 105 mil imóveis entre terrenos e casas na cidade", diz Rafael Tabuada, superintendente de administração tributária da Secretaria Municipal de Fazenda de São Carlos.

8 de jul. de 2011

Se ligue! mais um pré-ENEB

Amanhã às 10h na sede do DALB teremos o nosso Pré-ENEB. 
Não perca o ritmo das discussões!

7 de jul. de 2011

Extinção sem precedentes nos oceanos


Um novo estudo indica que os ecossistemas marinhos enfrentam perigos ainda maiores do que os estimados até agora pelos cientistas e que correm o risco de entrar em uma fase de extinção de espécies sem precedentes na história da humanidade.
O levantamento foi feito realizado por especialistas que integram o Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos (IPSO, na sigla em inglês), uma entidade formada por cientistas e outros especialistas no assunto.
Eles concluíram que fatores como a pesca excessiva, a poluição e as mudanças climáticas estão agindo em conjunto de uma forma que não havia sido antecipada.
A pesquisa reuniu especialistas de diferentes disciplinas, incluindo ambientalistas com especialização em recifes de corais, toxicologistas e cientistas especializados em pesca.
“As conclusões são chocantes. Estamos vendo mudanças que estão acontecendo mais rápido do que estávamos esperando e de formas que não esperávamos que fossem acontecer por centenas de anos”, disse Alex Rogers, diretor científico do IPSO e professor da Universidade de Oxford.
Plástico – Entre as mudanças que estão ocorrendo antes do esperado estão o derretimento da camada de gelo no Ártico, na Groenlândia e na Antártida, o aumento do nível dos oceanos e liberação de metano no leito do mar.
O estudo observou também que existem efeitos em cadeia provocados pela ação de diferentes poluentes.
A pesquisa observou, por exemplo, que alguns poluentes permanecem nos oceanos por estarem presos a pequenas partículas de plástico que foram parar no leito do oceano. Com isso, há um aumento também do poluentes que são consumidos por peixes que vivem no fundo do mar.
Partículas de plástico são responsáveis também por transportar algas de parte a parte, contribuindo para a proliferação de algas tóxicas, o que também é provocado pelo influxo para os oceanos de nutrientes e poluentes provenientes de áreas agrícolas.
O estudo descreveu ainda como a acidificação do oceano, o aquecimento global e a poluição estando agindo de forma conjunta para aumentar as ameaças aos recifes de corais, tanto que 75% dos corais mundiais correm o risco de sofrer um severo declínio.
Ciclos – A vida na Terra já enfrentou cinco ”ciclos de extinção em massa” causados por eventos como o impacto de asteroides e muitos cientistas que o impacto de diferentes ações exercidas pelo homem poderá contribuir para um sexto ciclo.
“Ainda contamos com boa parte da biodiversidade mundial, mas o ritmo atual da extinção é muito mais alto (do que no passado) e o que estamos enfrentando é, certamente, um evento de extinção global significativa”, afirma o professor Alex Rogers.
O relatório observa ainda que eventos anteriores de extinção em massa tiveram ligação com tendências que estão ocorrendo atualmente, como distúrbios no ciclo de carbono, acidificação e baixa concentração de oxigênio na água.
Os níveis de CO2 que estão sendo absorvidos pelos oceanos já são bem mais altos que aqueles registrados durante a grande extinção de espécies marinhas que ocorreu há 55 milhões de anos, afirma a pesquisa.
Entre as medidas que o estudo aconselha sejam tomadas imediatamente estão o fim da pesca predatória, especialmente em alto mar, onde, atualmente há pouca regulamentação; mapear e depois reduzir a quantidade de poluentes, como plásticos, fertilizantes agrícolas e detritos humanos; e reduzir de forma acentuada os gases do efeito estufa.
As conclusões do relatório serão apresentadas na sede da ONU, em Nova York, nesta semana, durante um encontro de representantes governamentais sobre reformas na maneira de gerenciar os oceanos. (Fonte: G1)

6 de jul. de 2011

Participe do 52º CONUNE

Entre os dias 13 à 17 de julho de 2011 ocorrerá o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes, que será em Goiás, nas dependencias da PUC e da UFG. O alojamento e o evento será na cidade de Goiânia.
O DCE-UFRPE está organizando uma bancada, com estudantes das três unidades acadêmicas.
Convidamos os estudantes que tiverem interesse de ir ao congresso da une (maior evento estudantil do brasil, que elegerá a nova diretoria da entidade e definará as novas metas e lutas da UNE para os proximos dois anos) a participar do evento!. No congresso terão grupos de debates, plenárias e palestras, reuniões nacionais de cursos e atividades culturais. Além de atos contra o novo código florestal e a privatização dos hospitais universitários! Segue em anexo a tese que defenderemos no congresso da UNE!
Se você se interessa em participar do maior evento do Brasil, que reunirá cerca de 10 mil estudantes, entre contato com o DA e saiba como participar e se tornar possivel a ida de todos os interessads ao congresso!
Estaremos viajando dia 11 de julho e estaremos de volta em Recife dia 19.

5 de jul. de 2011

Delegação da Licenciatura confirmada!

A delegação da licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE já está formada para o Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. Quem ainda não fez sua inscrição no evento é importante prestar atenção nas orientações do site e nos apresentar o comprovante até o pré-ENEB do dia 16/07 sob pena de perder a vaga, confira quem vai nessa conosco!


Lívia Maria de Moraes
Jamerson Soares da Silva
Regina Célia Macedo do Nascimento
Rafaella Christinne Xavier do Nascimento
Jocilene Barbosa da Silva
Angélica Priscilla Albuquerque da Silva
Herlane Cristina Néri
Rayana Carla Silva de Moraes
Heitor Spinelli Montenegro
Flavia Gomes de Araújo
Juliana Félix da Silva

Felipe Ângelo dos Santos
Isaura Isabelle Fonseca Gomes da Silva
Rebeca de Lima Cruz
Francisco José Bezerra
Irla Cássia de Siqueira Chagas
Rayssa Lima dos Santos
Abda Suzanny Alves Marcelino 
Romeine Michalski de Lima
Kelly Milena de Abreu e Lima

4 de jul. de 2011

Desmatamento já atingiu 48% da caatinga, diz MMA


Levantamento divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) mostra que 1.921 quilômetros quadrados de floresta de caatinga foram desmatados no período de 2008 a 2009, o que equivalente a uma taxa anual de 0,23%. O ritmo foi um pouco menor que o registrado no período de 2002 a 2008, quando a média anual de derrubada era de 0,28%.
Os Estados que mais desmataram no período 2008/2009 foram Bahia, com 638 quilômetros quadrados; Ceará, com 440 quilômetros quadrados; e Piauí, com 408 quilômetros quadrados. A área original de caatinga é de 826.411 quilômetros quadrados. De acordo com o ministério, 48% do bioma já foi destruído.
Uma das principais causas do desmatamento da região é a extração ilegal de mata nativa, para ser convertida em lenha e carvão vegetal.
O ministério também anunciou que vai destinar, em conjunto com o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, R$ 6 milhões a projetos que promovam o uso sustentável de recursos naturais no bioma, como manejo florestal comunitário e familiar, eficiência energética para os polos gesseiros e cerâmico e fogões eficientes para famílias do árido e semiárido. O edital para a seleção dos projetos será publicado na próxima semana.(Fonte: Portal iG)

1 de jul. de 2011

Se ligue! mais um pré-ENEB


Amanhã às 10h na sede do DALB teremos o nosso 2º Pré-ENEB. 
Não perca o ritmo das discussões!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More