Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

21 de fev. de 2011

Recepção dos calouros 2011



Vamos compartilhar com os novos calouros a alegria de entrar na Universidade, por isso estamos programando atividades para integrar a comunidade acadêmica, confira!

1.EXCURSÃO
23/03 - 13h saindo da UFRPE
Participação das atividades da Semana da água no Espaço Ciências.
Contribuição R$ 5,00 com sorteio de brindes.

2.MINI CURSO
19/04 - 14h na sala de seminários do prédio central
Ações de Vigilância ambiental como prevenção de zoonoses.
Contribuição R$ 5,00 com certificado de 4h.

Confirme sua participação enviando: Nome, período e a atividade que lhe interessa para o e-mail

dalb.ufrpe@hotmail.com

Participe!

APROVEITE PARA CONTRIBUIR COM NOSSA VAQUINHA COM QUALQUER VALOR ACIMA DE R$ 5,00

UFRPE Convoca a CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem a finalidade de autoavaliar a Instituição objetivando ações de intervenção naqueles pontos considerados frágeis, sendo constituída por docentes, servidores administrativos e discentes da Instituição além da Sociedade Civis organizada sem fins lucrativos. Com a comissão formada é necessário discutir o que precisa melhorar dentro da Universidade e o DALB conta com um membro na comissão, Jamerson Soares que irá representar os discentes nessa construção por meio de uma avaliação real das condições da Universidade, seja na sua estrutura institucional ou física. “Vamos levantar discussões sobre problemas que persistem em nosso sistema educacional e que compartilho com os outros discentes; como a falta de assistência estudantil nas Universidades públicas o que aumenta a evasão, fato este que fica ofuscado pela grande propaganda em torno do acesso a universidade pelo ENEM e também pelo PROUNI.”

20 de fev. de 2011

Instituto Oceanário realizou treinamento

Nos últimos dias 08, 09, 10 e 11 de fevereiro o Instituto Oceanário de Pernambuco realizou o treinamento para os novos educadores ambientais do projeto tubarões de Pernambuco que tem a parceria com a Petrobrás Ambiental, o evento aconteceu na sede do Projeto em Itamaracá e contou com estudantes de Biologia, Engenharia de Pesca, Gestão Ambiental, Geografia entre outros. Conheça mais sobre o Instituto em http://www.oceanario.org.br

24 de jan. de 2011

13º CONEB DA UNE

De 14 a 17 de janeiro de 2011 cerca de 7 mil estudantes se reuniram na cidade o Rio de Janeiro para o Encontro Nacional das Entidades de Base da UNE que teve como tema: Nas ruas de hoje o Brasil de amanhã. O evento tem por finalidade mobilizar os estudantes para as bandeiras de luta do movimento estudantil no Plano Nacional de Educação (PNE); 10% do PIB e 50% do fundo do Pré-sal para a educação. A UFRPE por meio do DCE organizou sua delegação com cerca de 100 estudantes, entre eles os representantes da Licenciatura em
Biologia, Jamerson Soares, Paulo Ayres e Livia Maria juntos contribuíram para as discussões propostas pelo evento em nome dos discentes da Licenciatura. Ao final do CONEB teve inicio a 7ª Bienal de Cultura e Arte da UNE com apresentações culturais e shows de samba com Arlindo Cruz, Lecy Brandão, Elza Soares e Martinho da Vila. confira !









11 de jan. de 2011

UNE divulga a programação do 13º CONEB

Do site: www.une.org.br

Agora é pra valer. Em menos de 5 dias cerca de 3 mil representantes de Centros e Diretórios Acadêmicos farão do Rio de Janeiro a casa do movimento estudantil



A cidade maravilhosa recebe mais um vez o Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE, um dos principais fóruns do movimento estudantil brasileiro. A agenda do 13º CONEB da UNE mudou. As atividades terão início no sábado (15).

O 13º CONEB da UNE é uma atividade integrada à 7ª Bienal da UNE. Educação, Cultura, Comunicação, cidadania, trabalho, política são alguns dos temas previstos no evento. Há também arte e muito samba na programação. Confira e aproveite!


Programação 13º CONEB da UNE

Sábado 15 de janeiro de 2011

12:00 às 14:00 – Recepção dos participantes e abertura do credenciamento
Local: UFRJ campus Fundão

14:00 às 16:00 – Mesa de Abertura
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão

16:00 às 19:00 – Atividades auto gestionadas (encontro de entidades estaduais, federações e executivas de curso, movimentos, frentes de luta e áreas de atuação da UNE)
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão

19:00 às 21:00 – Lanche
Local: UFRJ campus Fundão

Domingo 16 de janeiro de 2011
08:00 às 10:00 - Café da manhã
Local: UFRJ campus Fundão

10:00 às 12:00 – Debates simultâneos
Tema 1: Rumos do desenvolvimento econômico e social brasileiro
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 1

Tema 2: A Juventude no centro do projeto de nação - construindo a 2ª Conferência Nacional de Juventude
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 2

Tema 3: Reforma política e fortalecimento da democracia no Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 3

Tema 4: Segurança pública e direitos humanos: uma agenda de paz e desenvolvimento social para o Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 4

Tema 5: Democratização do acesso e da permanência – lançamento do Seminário Nacional de Assistência Estudantil da UNE
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 5

Tema 6: O Pré-Sal e os novos paradigmas econômicos e energéticos
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 6

Tema 7: A Emenda Constitucional 29 e os demais desafios da 14ª Conferência Nacional de Saúde
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 7

12:00 às 14:00 – Almoço
Local: UFRJ campus Fundão

14:00 às 16:00 – Debates simultâneos
Tema 8: Soberania nacional e política externa
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 1

Tema 9: A questão agrária e a sustentabilidade ambiental no Brasil de hoje
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 2

Tema 10: Ô abre alas que as mulheres vão passar – lançamento do Encontro de Mulheres Estudantes da UNE
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 3

Tema 11: Educação no Brasil e a entrada no mundo do trabalho
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 4

Tema 12: Universidade, inovação tecnológica e política industrial
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 5

Tema 13: A erradicação do analfabetismo no Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 6

Tema 14: PROUNI - diagnóstico e bandeiras de luta
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 7

16:00 às 17:00 – Livre

17:00 às 19:00 – Debates simultâneos
Tema 15: Democratização dos meios de comunicação e marco regulatório da mídia no Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 1

Tema 16: Políticas afirmativas e a luta contra o racismo
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 2

Tema 17: Integração latino americana pela educação
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 3

Tema 18: Projeto Rondon
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 4

Tema 19: Autonomia e financiamento do ensino superior público
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 5

Tema 20: Valorização dos profissionais em educação no Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 6

Tema 21: Desafios para a regulamentação do ensino privado
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 7

19:00 às 21:00 – Jantar
Local: UFRJ campus Fundão

21:00 às 22:00 – Livre

22:00 às 02:00 – Show
Convidados: Orquestra Imperial

Segunda-feira 17 de janeiro de 2011
08:00 às 10:00 - Café da manhã
Local: UFRJ campus Fundão

10:00 às 12:00 – Ato de Lançamento da Jornada de lutas UNE e UBES por uma educação a serviço do Brasil: "10% do PIB para educação e 50% do fundo social do pré-sal para educação – pela derrubada do veto e incorporação das emendas ao PNE"
Local: Maracanãzinho

12:00 às 16:00 – Plenária final 13º CONEB
Local: Maracanãzinho

16:00 às 18:00 – Almoço
Local: Maracanãzinho

18:00 às 22:00
– Livre

22:00 às 02:00 – Show
Convidados: Marcelinho da Lua e Baile do Simonal

Inscrições
As inscrições para observadores ainda estão abertas e podem ser feitas através do link: 13º CONEB.

Outras informações: (11) 7845-9432

4 de jan. de 2011

Acertando as contas com o DB

Na tarde do último dia 03, terça-feira, o Presidente do DALB Jamerson Soares teve um encontro com o Diretor do Departamento de Biologia da UFRPE Profº Severino Mendes Junior, mesmo que informalmente a conversa serviu para acertar uma falha ocorridas em 2010 que foi a falta de comunicação nas realizações do CTA que nunca teve representação desse Diretório, o professor que estará na direção até setembro designou Rafaella Christinne junto com Jamerson Soares para comporem a comissão eleitoral das eleições para coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que ocorrerá em Março, na ocasião também foi discutida a participação do DALB no CONEB da UNE que ocorrerá de 14 a 17 de janeiro com a presença dos discentes citados, o encontro foi satisfatório uma vez que é necessário manter esse diálogo com a Universidade, esse ano estaremos passando por eleição e pretendemos até lá assumir o papel de representantes da licenciatura, segue o calendário das atividades da UFRPE para 2011.

1º SEMESTRE LETIVO
Janeiro/2011

18/01 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em Fevereiro
21/01 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.

Fevereiro/2011
11/02 Colação de Grau – Concluintes do 2º semestre de 2010 da Sede
18/02 Colação de Grau – Concluintes do 2º semestre de 2010 da UAG
18/02 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em março
21/02 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
22 e 23/02 Matrícula de alunos acompanhados (na Coordenação do Curso) e de ingressantes da modalidade extra processo seletivo (no DRCA)
27/02 a 02/03 Matrícula de alunos regulares. A UFRPE não garante a matrícula em terminais fora do Campus.

Março/2011
03/03 Matrícula de retardatários
08/03 Carnaval (feriado nacional)
14/03 Início das aulas do 1º semestre de 2011
14/03 Aula Inaugural (Sede)
15 a 17/03 Reajuste de matrícula (trancamento, cancelamento e inclusão de disciplina(s)) exclusivamente para quem fez matrícula no período de 27/02 a 03/03)
16/03 Aula Inaugural (UAG) às 9h
16/03 Aula Inaugural (UAST) às 16h
17/03 Colação de Grau – Concluintes do 2º semestre de 2010 da UAST
18/03 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em abril
21/03 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
22/03 Matrícula de alunos especiais (DRCA) (somente p/Sede)
22/03 a 29/04 Cancelamento de disciplina(s) e Trancamento de matrícula (exclusivamente para quem fez matrícula no período de 27/02 a 03/03)
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 16

Abril/2011
18/04 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em maio
20/04 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
21/04 Tiradentes (feriado nacional)
22/04 Paixão de Cristo (feriado nacional)
29/04 Último dia para Cancelamento de disciplina(s) e Trancamento de matrícula
(exclusivamente para quem fez matrícula no período de 27/02 a 03/03)
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 23

Maio/2011
01/05 Dia do Trabalho (feriado nacional)
09 a 13/05 Período sugerido para realização da 1a VA/o período de inserção de notas no sig@ deverá atender o disposto na Resolução CEPE nº 622/2010, que é de 05 dias úteis após a realização da Verificação de Aprendizagem.
11 a 18/05 Período previsto para Requerer à PREG Reintegração, Reopção, ingresso como Transferência e Portador de Diploma para o 2° semestre de 2011, nos cursos de graduação.
16 a 20/05 Período previsto para Requerer ingresso no Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, para o 2º semestre de 2011 (na Coordenação do Curso)
18/05 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em junho
20/05 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 26

Junho/2011
13/06 Santo Antônio (feriado municipal em Garanhuns)
16 a 22/06 Período sugerido para realização da 2ª VA/o período de inserção de notas no sig@ deverá atender o disposto na Resolução CEPE nº 622/2010, que é de 05 dias úteis após a realização da Verificação de Aprendizagem.
20/06 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em julho
21/06 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
22/06 Data limite para requerer ao DRCA dispensa de disciplina, troca de turno, para 2011.2 e reintegração para efeito de colação de grau 2011.1
24/06 São João (feriado regional) e Corpus Christi
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 25
(Sede e UAST) e 24 (UAG)

Julho/2011
06 a 12/07 Período sugerido para realização da 3ª VA/o período de inserção de notas no sig@ deverá atender o disposto na Resolução CEPE nº 622/2010, que é de 05 dias úteis após a realização da Verificação de Aprendizagem.
06 a 12/07 Período para requerer ao DRCA ingresso como aluno especial
12/07 Último dia para defesa de ESO e/ou Monografia, referente ao semestre.
12/07 Término do semestre (último dia de aula na Sede e UAST)
13/07 Término do semestre (último dia de aula na UAG)
16/07 Nossa Senhora do Carmo (feriado municipal em Recife)
18/07 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em julho
18 a 20/07 Período de Provas Finais/o período de inserção de notas no sig@ deverá atender o disposto na Resolução CEPE nº 622/2010, que é de 05 dias úteis após a realização da Verificação de Aprendizagem.
21/07 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG
22/07 Data limite para informar as notas de Monografia e ESO referentes ao 1º semestre de 2011.
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 10
(Sede e UAST) e 11 (UAG)

2º SEMESTRE LETIVO
Agosto/2011
02 e 03/08 Matrícula de alunos acompanhados (Coordenação do Curso) e de ingressantes da modalidade extra processo seletivo (no DRCA)
07 a 10/08 Matrícula de alunos regulares. A UFRPE não garante a matrícula em terminais fora do Campus
10/08 Colação de Grau – Concluintes do 1º semestre de 2011 da UAST
18/08 Colação de Grau – Concluintes do 1º semestre de 2011 da Sede
26/08 Colação de Grau – Concluintes do 1º semestre de 2011 da UAG
11/08 Matrícula de retardatários
15/08 Início das aulas do 2o semestre de 2011
15/08 Aula Inaugural (Sede)
16 a 18/08 Reajuste de matrícula (trancamento, cancelamento e inclusão de disciplina(s)) exclusivamente para quem fez matrícula no período de 07 a 11/08)
17/08 Aula Inaugural (UAG)
17/08 Aula Inaugural (UAST)
18/08 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em setembro
22/08 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
23/08 Matrícula de alunos especiais (DRCA) (somente p/Sede)
23/08 a 30/09 Cancelamento de disciplina(s) e Trancamento de matrícula exclusivamente para quem fez matrícula no período de 07 a 11/08.
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 15

Setembro/2011
07/09 Independência do Brasil (feriado nacional)
08/09 N. Sra. da Penha (feriado municipal em Serra Talhada)
19/09 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em outubro
21/09 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
30/09 Último dia para Cancelamento de disciplina(s) e Trancamento de matrícula
(exclusivamente para quem fez matrícula no período de 07 a 11/08)
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 25
(Sede e UAG) e 24 (UAST)

Outubro/2011
05 a 11/10 Período sugerido para realização da 1a VA/o período de inserção de notas no sig@ deverá atender o disposto na Resolução CEPE nº 622/2010, que é de 05 dias úteis após a realização da Verificação de Aprendizagem.
12/10 Nossa Sra. Aparecida (feriado nacional)
13 a 19/10 Período previsto para Requerer à PREG Reintegração, Reopção, ingresso como Transferência e Portador de Diploma para o 1° semestre de 2012, nos cursos de graduação.
17 a 21/10 Período previsto para Requerer ingresso no Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, para o 1º semestre de 2012 (na Coordenação do Curso)
18/10 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em novembro.
21/10 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG
28/10 Recesso escolar (Comemoração do Dia do Funcionário Público)
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 24

Novembro/2011
02/11 Finados (feriado nacional)
15/11 Proclamação da República (feriado nacional)
18/11 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em dezembro
21/11 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
22 a 29/11 Período sugerido para realização da 2ª VA/o período de inserção de notas no sig@ deverá atender o disposto na Resolução CEPE nº 622/2010, que é de 05 dias úteis após a realização da Verificação de Aprendizagem.
29/11 Data limite para requerer ao DRCA dispensa de disciplina, troca de turno para 2012.1 e reintegração para efeito de colação de grau 2011.2
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos: 24

Dezembro/2011
08/12 Nossa Sra. da Conceição (feriado municipal em Recife)
12 a 15/12 Período sugerido para realização da 3ª VA/o período de inserção de notas no sig@ deverá atender o disposto na Resolução CEPE nº 622/2010, que é de 05 dias úteis após a realização da Verificação de Aprendizagem.
12 a 15/12 Período para requerer ao DRCA ingresso como aluno especial
15/12 Último dia para defesa de ESO e/ou Monografia, referente ao semestre.
15/12 Término do semestre (último dia de aula na Sede e UAG)
16/12 Término do semestre (último dia de aula na UAST)
19/12 Último dia para cadastramento de seguro de Estágios a serem realizados em janeiro
19 a 21/12 Período de Provas Finais/o período de inserção de notas no sig@ deverá atender o disposto na Resolução CEPE nº 622/2010, que é de 05 dias úteis após a realização da Verificação de Aprendizagem.
21/12 Último dia para entrega da freqüência de Monitoria e PET na PREG.
22/12 Data limite para informar as notas de Monografia e ESO referentes ao 2º semestre de 2011
25/12 Natal (feriado nacional)
Dias de trabalhos acadêmicos efetivos:12
(Sede e UAG) e 13 (UAST)

30 de dez. de 2010

DALB no 13° CONEB DA UNE

Do site: www.une.org.br

Os estudantes brasileiros se preparam para um novo momento de lutas quando o país entrará em um importante processo político com a posse da nova presidente do país, Dilma Rousseff. Os desafios e possibilidades nesse período são inúmeros e é a força da mobilização do movimento estudantil nas ruas que vai garantir os avanços para a educação. E é nesse clima que a UNE convoca para os dias de 14 a 17 de janeiro, no Rio de Janeiro, o seu 13º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB).

Um dos principais fóruns do movimento estudantil, o CONEB da UNE é uma instância deliberativa que vai atualizar a opinião e o posicionamento da entidade acerca de diversos temas, como os rumos do desenvolvimento econômico e social do Brasil, políticas para a juventude, mídia e comunicação, questão agrária, saúde, assistência estudantil, educadores, trabalho, Reuni, Prouni, entre muitos outros assuntos de interesse dos estudantes brasileiros.

O evento será ainda uma atividade integrada à 7ª Bienal da UNE, que acontecerá na sequência, entre os dias 18 e 23 de janeiro, também na capital fluminense.

"Nas ruas de hoje o Brasil do amanhã"
Aproximadamente 4 mil estudantes são esperados nos quatro dias do CONEB, no qual acontecerão mais de 20 mesas de debates e grupos de discussão. O tema escolhido para o 13º CONEB da UNE é “Nas ruas de hoje o Brasil do amanhã”, e traz para a reflexão o sentido da universidade nos tempos atuais e a projeção de um novo Brasil a partir da educação.

Serão quatro dias de intensas discussões que culminarão em uma plenária final, na qual os delegados eleitos nas universidades de todo o Brasil aprovarão um documento que vai reunir as propostas da UNE para o próximo período. O objetivo da UNE é sair do 13º CONEB com uma pauta renovada. Um dos desafios que se coloca é a aprovação do Plano Nacional de Educação, que dê as diretrizes do Sistema Nacional de Educação. Os centros e diretórios acadêmicos apontarão ainda que caminhos o movimento estudantil deverá seguir. A materialização e o amadurecimento das pautas resultantes do 13º CONEB da UNE darão a tônica de uma ampla Jornada Nacional de Lutas programada para março de 2011.

"O 13º CONEB tem a missão também de preparar a UNE e os estudantes para participar de importantes momentos em 2011, como a Conferência Nacional de Juventude. Será um ótimo espaço de mobilização, do qual sairemos com propostas de grandes mobilizações para concretizarmos as pautas do movimento estudantil", avalia o vice-presidente da UNE, Tiago Ventura.

“Através do 13º CONEB teremos condições de qualificar melhor nossa pauta de reivindicações direcionadas ao novo governo que assumirá em 2011. O Conselho cumprirá papel de tratar mais da educação e mobilizar os estudantes brasileiros”, antecipa o secretário-geral da UNE, Antonio Henrique.

Credenciamento
“Seja por meio dos CAs, DAs, CUCAs, empresas juniores, núcleos de pesquisa e extensão, todo e qualquer estudante que se organiza de alguma maneira dentro das universidades está convocado para fazer parte do 13º CONEB da UNE. É a partir das decisões tomadas por este Conselho que conseguiremos avançar na busca de mais qualidade na educação”, afirma o diretor de Relações Internacionais da UNE, Daniel Iliescu.

Qualquer estudante do Brasil pode participar do 13º CONEB. Para isso basta procurar o Diretório Acadêmico (DA) ou Centro Acadêmico (CA) da Instituição de Ensino Superior, que deverá fazer o credenciamento. Os participantes podem ser credenciados como observadores e delegados. Para ser delegado, com direito a voto na plenária final, é preciso ser indicado como representante de sua entidade, preencher a ata de eleição e enviar os documentos solicitados no regimento do CONEB.

16 de dez. de 2010

Em 2010 uma grande Evolução, continuaremos juntos!!

Em 2010 começamos a formar uma nova história que só foi possível graças à dedicação de muitos colegas de curso visando um mesmo ideal, ter uma liderança forte que fosse capaz de mediar questões em favor dos discentes, as dificuldades foram as mais diversas. No começo se fazia necessária a articulação para eleição de um novo Diretório e a reabertura da nossa sala que servia de depósito para Universidade, conquistamos o nosso espaço e percebendo a falta de oferta nas atividades complementares resolvemos fazer a nossa parte realizando a Sala discussiva “Profissionais em defesa do clima, como aliar práticas ao ensino?” em dois dias cerca de 80 estudantes prestigiaram o evento que também reabria oficialmente o DALB, veio também à festa “Noite da Perdição” com a animação do DJ Alexandre Carvalho; A criação do nosso blog (biologiaufrpe.blogspot.com) e do informativo que já circula na 4ª edição para todos os estudantes da Licenciatura; A recepção dos calouros com a trilha ecológica no Refúgio Charles Darwin em Igarassu; Cooperação para semana de Biologia; Reativação do Conselho de Representantes de Turma; Sala discussiva “Código florestal e a biodiversidade brasileira”; Participação no Encontro Nacional de Ensino da Biologia em Fortaleza-CE; Cooperação para o Natal Solidário UFRPE; Criação do Regimento Interno da Instituição para garantir seu funcionamento e a participação no encontro pernambucano de D.A. Agradeço a todos que confiaram em nossa proposta e convido a participarem ativamente dessa representação, que em 2011 seus dias sejam cheios de felicidades, esse é meu desejo, Feliz ano novo!


Jamerson Soares
Gestão Evolução 2010-2011
Presidente

9 de dez. de 2010

Boas Festas!

Que as festas desse ano renovem as esperanças e forças para concretizar seus sonhos e desejos, em especial os que permitam a construção de um mundo em que prevaleçam a saúde a harmonia e a prosperidade, esses são os votos de paz amor e felicidade de todos que fazem ou colaboram com a gestão Evolução do Diretório Acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE.

Jamerson Soares — Camila Caroline — Raffaella Crhistinne — Taciana Karine —Hudson Sales — Aline Lopes — Amanda Priscilla — Karina Ferreira —Juliana Félix — Daniel Carvalho — Ana Rafaella — Anderson Antônio — Mauriceia Santana — Emanuelle Santos — Ailda Barbosa — Leonardo Chaves — Thassiana Furtado — Pedro Cordeiro.

24 de nov. de 2010

Encontro pernambucanos de Diretórios e Centros Acadêmicos

Nos dias 26, 27 e 28 de Novembro acontecerá em Recife o 1º Encontro Pernambucano de Diretórios e Centros Acadêmicos. Esse encontro será organizado visto a importância de aglutinar os estudantes que tem lutado nas universidades por seus direitos, por assistência estudantil, por mais verbas para a educação e por uma país mais justo e soberano.

De fato, várias foram as lutas que aconteceram esse ano nas universidades pernambucanas. Na UFPE, os estudantes vão à luta pela reabertura de seu Restaurante Universitário e conquistaram a construção dele e mais de 1200 refeições gratuitas diariamente, depois de duas passeatas esse ano; na UNICAP, os estudantes ocuparam a reitoria três vezes esse ano e em uma dessas ocupações, mais de trezentos estudantes obrigaram o reitor a assinar um documento se comprometendo com as reivindicações dos estudantes e congelaram as taxas em 2010; na UFRPE os estudantes tiveram uma importante conquista. Depois de uma ocupação de 4 dias do bandejão da universidade, conseguiram abaixar pela metade o preço do bandejão, de R$ 6 para R$ 3, e mais de 600 gratuidades para os estudantes carentes. Além disso, na Universidade de Pernambuco – UPE, depois de anos de luta pela gratuidade, 2010 foi o ano em que os estudantes conquistaram esse direito.

Em todas essas lutas, os estudantes tiveram forte presença de seus Diretórios e Centros Acadêmicos, organizados pelos seus Diretórios Centrais, os DCEs. Porém, os estudantes sentiram falta de sua entidade maior nessas lutas. A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) não estava presente nessas batalhas, a não ser pelos seus diretores de oposição Daniel Pires, Camila Áurea e Marcus Vinícius. Isso é muito prejudicial para os estudantes, pois carecem de uma maior organização nas lutas. Alguns dizem portanto que devemos simplesmente abandonar as nossas entidades. Dizemos não! Devemos é ocupá-las e trazê-las de volta para a luta dos estudantes!

Participe!

4 de nov. de 2010

CONEB da UNE 2011

Acontecerá de 14 a 17 de janeiro o 13° CONEB da UNE (Conselho das Entidades de Base) na cidade do Rio de Janeiro e se faz necessária a nossa presença por tanto estamos convocando o CRT (Conselho de Representantes de Turma) para apresentar o delegado e os suplentes bem como discutir a viabilidade de enviar ouvintes na delegação da UFRPE entre outros assuntos. Neste mês de novembro também acontecerá o Encontro de D.As da UFRPE que será realizado pelo DCE de 26 a 28 na UFPE, com a intenção de embasar a tese de defesa no CONEB da UNE e reunir as dificuldades de cada curso para garantir-mos as lutas.

CRT na sala do DALB: 09/11/2010 às 15hNegrito

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More