Informativo: Inscrições SBPC

Clique e veja a postagem na integra.

I Copa Interural de Futsal

Clique e veja a postagem na integra.

Precisamos de sua Opinião!

Clique e veja a postagem na integra.

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Clique e veja a postagem na integra.

Resumo Semana do Calouro 2012.1

Clique e veja a postagem na integra.

25 de mar. de 2012

Confira as novidades do blog do DALB!


A página “Semana do Calouro” e “Eventos” já foram inauguradas e todos já podem conferir essa novidade no nosso blog.

A página “Semana do Calouro” está coberta de fotos e resumos da Semana do Calouro 2012.1, visitem a página e confiram como foi a Semana.

A página de “Eventos” está inaugurada apenas com alguns eventos indicados pelo D.A. Com o tempo vamos expandir essa página. Tem algum evento para indicar? Envie a sugestão para dalb.ufrpe@hotmail.com

Ainda está semana estaremos atualizando a página “Downloads” com todas as fotos da Semana do Calouro 2012.1 e a página "Loja DALB" como os itens disponíveis em nosso estoque. A maior novidade fica pela nova página que será criada no nosso blog, a página se chamará “Oportunidades”. Sempre que houver alguma oportunidade de estagio, monitoria, projeto de extensão, entre outros, o DALB estará postando nessa página, sempre tentando mantê-la atualizada. De inicio vamos apenas colocando oportunidades na UFRPE, mas com o tempo pretendemos também postar as oportunidades fora da UFRPE.

Para um futuro próximo o DALB ainda almeja criar uma ferramenta/página que melhore a interação no nosso blog com os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Estamos aceitando sugestões! De inicio estaremos liberando a opção “Comentários” e posteriormente pensamos em colocar na barra lateral do blog um espaço para vocês colocarem suas opiniões ou deixarem alguma mensagem. Enviem sugestões!

NOTA: A página Semana do Calouro foi substituída pela página "Oportunidades". Você pode encontrar a página da Semana do Calouro pelo link: http://biologiaufrpe.blogspot.com.br/p/semana-do-calouro-20121_31.html

Paulo Ayres
Presidente Interino DALB

21 de mar. de 2012

Certificados da Semana do Calouro prontos!

Aos alunos que participaram da I Semana do Calouro de Licenciatura em Ciências Biológicas, os certificados da semana e dos minicursos já estão prontos e se encontram na sede do Diretório Acadêmico. Lembrando que só receberá o certificado aquele ouvinte que participou de ao menos 75% das palestras. OBS: Aos que desejarem também receber seu certificado por email, favor enviar uma solicitação para o email do DALB.
Aproveitamos para agradecer a todos que participaram desse maravilhoso evento, que foi mais uma vitória para nosso curso. Logo mais postaremos um resumo do evento juntamente com as fotos selecionadas.

Paulo Ayres
Presidente Interino DALB

6 de mar. de 2012

Grupo LBIO no Facebook

       
       A poucas semanas foi criado o grupo intitulado "LBIO" no facebook, como uma forma de Integrar e aproximar os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do DALB e aos outros discentes. Para os discentes que ainda não possuem o grupo, basta ter uma conta no facebook e solicitar a participação que um dos Administradores aceitará a solicitação. O Grupo já chegou a marca de 250 membros e a cada dia cresce mais. Participem!


Siga o DALB nas redes sociais:



4 de mar. de 2012

Sejam Bem-Vindos Calouros 2012.1


O Diretório Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas (D.A.L.B.) Deseja boas-vindas para todos os calouros do semestre 2012.1. Que esses sejam os melhores quatro anos de suas vidas, onde viverão intensamente a universidade, conhecerão novas pessoas, farão novos amigos, e o melhor, vão absorver bastante conhecimento. Nós do DALB esperamos que todos se apaixonem, amem a UFRPE como nós amamos! As portas do DALB sempre estarão abertas para vocês. Sejam Bem-Vindos!


Paulo Ayres
Presidente Interino DALB



                                                                                                                                

25 de fev. de 2012

Mais um semestre letivo a favor de uma grande representação estudantil

Fico feliz em poder dirigir uma mensagem aos discentes de Licenciatura em Biologia para mais um semestre letivo, em especial aos calouros que irão enfrentar os primeiros meses com as dúvidas mais gritantes de sua carreira. Para mim enquanto Presidente do D.A.L.B. esse é um semestre diferente, pela primeira vez desde que fui responsável pela reabertura do D.A. em 2010, não estou presente no início do semestre para receber a todos, participo do intercâmbio acadêmico na Universidade Pedagógica Nacional na Cidade do México através do Programa BRAME-GCUB e confiei a coordenação das atividades a Presidência interina formada por Felipe Ângelo e Paulo Ayres; Acredito que tudo que construímos nesse novo período é condizente com as nossa proposta de representação estudantil, em 2011 participamos do Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia na UFRJ - Rio de Janeiro levando 40 estudantes da Universidade e participando ativamente das discussões durante o evento; contribuímos sempre com a coordenação para aprimorar a grade curricular do curso; através de uma proposta nossa consolidamos o ônibus circular da UFRPE; colaboramos para a Semana da Biologia; realizamos nossa calourada intitulada "A maior calourada do mundo" e estamos sempre buscando atender as questões que são planteadas pelos discentes, a fim de servir cada vez mais e afirmar que a Licenciatura optou pelo melhor quando escolhei o Movimento Evolução. Nessa nova história que estamos construindo necessitamos sempre de mais mãos amigas, cada discente é responsável para construir a representação que deseja, por isso busque mais a respeito de nossas atividades e dentro do possível colabore sempre. Nos encontramos no próximo semestre,  até lá você pode me encontrar em https://www.facebook.com/JamessSoares e garanto que será sempre muito agradável trabalhar para ajudar a construir uma Licenciatura em Biologia forte e que orgulhe a todos, aos amigos e colegas de curso um forte abraço com saudades de casa,
 Jamerson Soares
Presidente DALB

2 de fev. de 2012

2011-2020: Década da Biodiversidade




Década da Biodiversidade visa maior preservação de espécies

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou na semana passada, na cidade de Kanazawa, Japão, o início da Década da Biodiversidade (2011-2020). Durante esses anos, a ONU quer implementar planos estratégicos de preservação da natureza e encorajar governos a desenvolver e comunicar resultados nacionais na implementação do Plano Estratégico para Biodiversidade.

“Garantir um verdadeiro desenvolvimento sustentável para o crescimento da família humana depende da diversidade biológica, dos bens vitais e dos serviços que ela nos oferece”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem lida pelo Subsecretário-Geral para Comunicação e Informação Pública das Nações Unidas, Kiyo Akasaka.

Em sua própria declaração no lançamento da Década, Akasaka salientou que ecossistemas estáveis ​​têm a capacidade de criar empregos. "Apoiando-os, sustentamos o aumento de emprego", disse ele. "Com o mundo passando por uma explosão de jovens, o uso sustentável da biodiversidade não é uma abordagem ‘ecológica’ isolada, mas um pilar indispensável do desenvolvimento sustentável para as gerações futuras", completou Akasaka.

O Subsecretário-Geral da ONU ressaltou ainda que a capacidade humana será testada nessa década. “Não podemos reverter a extinção. Podemos, no entanto, prevenir a extinção futura de outras espécies. Para os próximos dez anos nosso comprometimento será de proteger mais de oito milhões de espécies e nossa sabedoria em contribuir com o equilíbrio da vida será posta à prova”, concluiu.

Para mais informações, acesse o site da Convention on Biological Diversity:
http://www.cbd.int/2011-2020/

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos


2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A iniciativa foi divulgada na Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. São basicamente três objetivos: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética e dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.

Com o incentivo a fontes renováveis, a Cúpula espera alcançar suas metas até 2030. O evento solicitou apoio de governos, setor privado e sociedade civil, que devem aprovar leis que incentivem e contribuam para o desenvolvimento de energias renováveis.

"Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes da conferência. "Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos de animais para cozimento e aquecimento", completou.

Para ele, uma das maneiras de combater a pobreza é garantindo o acesso à eletricidade. Porém, não será fácil atingir a meta de duplicar o peso das energias renováveis no consumo mundial de energia antes de 2030. Embora o desafio seja grande, os participantes da Cúpula acreditam ser possível alcançá-la.

De acordo com o comissário europeu de Desenvolvimento, Andris Piebalgs, a mudança deve custar 50 bilhões de euros, o que, para a diretora geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Julia Marton-Lefèvre, é pouco se comparado ao preço de importação de combustíveis fósseis.

O Brasil já vem dando passos importantes em relação ao uso de elementos naturais não poluidores para a geração de energia, como aproveitamento dos ventos e do Sol, principalmente na região Nordeste. Na Copa do Mundo em 2014, o país inaugurará o primeiro estádio movido à energia solar da América Latina em Pituaçu, na Bahia.

Fonte: AMDA

11 de jan. de 2012

Nova composição do D.A.L.B.

   O Diretório Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas apresenta a sua nova formação. Em reuniões anteriores, os Presidentes interinos Paulo Ayres e Felipe Angelo junto à Secretária Geral do D.A. Isaura Gomes discutiram e entraram em um consenso para a definição dos representantes de cada diretoria. A nomeação realizada no dia 9 de janeiro de 2012, feita pelo Presidente Paulo Ayres, ficou definido o seguinte:

        Diretoria Patrimonial representada por Lívia Moraes;
          Diretoria Cultural representada por Isaías Júnior e Rebeca Lima; 
            Diretoria Acadêmica representada por Francisco Bezerra;
            Diretoria de Comunicação representada por Aline Albuquerque e Raphaela Paulino;
·                      Diretoria de Integração e Mobilização Estudantil representada por Heitor Spinelli e Aline Albuquerque. 

 Complementando a Gestão Evolução, temos Abda Marcelino na Tesouraria.
   O nosso D.A. é comprometido com a constante busca de melhorias para o curso, e nada melhor do que ter você para lutar conosco. Venha fazer parte dessa equipe!


Aline Albuquerque
Diretora de Comunicação


                                                                                                                     

14 de dez. de 2011

Um desejo de Boas Festas!







Aos Queridos colegas de curso,


Mais uma vez estamos encerrando um semestre com resultados positivos em nossa trajetória a frente do D.A., marcamos presença no Encontro Nacional de Estudantes de Biologia no Rio de Janeiro, levando 40 alunos de biologia, participamos das discussões a cerca da reforma em nossa grade curricular, colaboramos com a semana de biologia da UFRPE, consolidação do ônibus circular no turno da noite, conquistado a partir de nossa solicitação, organizamos a "Maior Calourada do Mundo" com o maior público já visto na Universidade. Isso só foi possível graças ao comprometimento de pessoas sérias que estão voluntariamente contribuindo para organização estudantil no curso da Licenciatura em Ciências Biológicas. 
Encerro este semestre de modo especial por saber que a saudade tomará conta dos meus próximos dias, mas a segurança que tenho em meus colegas me deixarão tranquilo, pois confiarei a eles, interinamente, a Presidência do D.A. que com muito sacrifício ajudei a reabrir e construir uma nova história na representação estudantil da Biologia. Quero continuar contando com a colaboração de todos que acreditam em nosso compromisso, com a certeza de que poderemos ser mais fortes para alcançar as melhorias necessárias para a Licenciatura. Por fim agradeço a todos que fizeram parte de minha história e, desde já, rogo a Deus para abençoar seus lares e seus planos para o ano de 2012. 

Um forte abraço e Boas festas, é o meu sincero desejo!
Jamerson Soares 
Presidente DALB



20 de nov. de 2011

Sustentabilidade e Economia Verde do Sec. XXI.


No próximo dia 21 de novembro, das 17h às 19h, o Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) receberá o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, para tratar do tema "Economia Verde do Século XXI (rural e urbana)".

Também profere palestra o professor de Economia Ambiental da UFRPE Jacques Alberto Ribemboim, mestre em economia ambiental com pós-doutorado na área de economia da energia renovável e em sistemas produtivos localizados.

O evento será aberto para todos os cursos e as inscrições serão 2Kg de alimentos não perecíveis para o Natal Solidário da UFRPE.
As inscrições podem ser feitas no PRÉDIO CENTRAL até na hora DA PALESTRA (21/11).
A palestra irá dar direito a certificado!

3 de out. de 2011

Salão Nobre abriga a X Semana de Biologia da UFRPE

Do site: http://www.ufrpe.br

26 de setembro de 2011
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sedia a X Semana de Biologia: Novos rumos da Biologia. O evento acontecerá no Salão Nobre da UFRPE, entre os dias 5 e 7 de outubro. O início dos trabalhos acadêmicos durante o encontro será às 14h.
O evento terá palestras, mesas redondas e oficinas, entre os principais temas abordados estão: A Biologia do Século XXI, o Ano Internacional das Florestas: implicações ambientais e sociais;  A Produção Acadêmica em Ensino das Ciências Biológicas e Educação Ambiental.
Durante a X Semana serão realizadas homenagens à docente Maryse Nogueira Paranaguá e à bióloga Rosa Maria Nunes Galdino.
Fones: 3320.6303/6304.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More