24 de nov de 2010

Encontro pernambucanos de Diretórios e Centros Acadêmicos

Nos dias 26, 27 e 28 de Novembro acontecerá em Recife o 1º Encontro Pernambucano de Diretórios e Centros Acadêmicos. Esse encontro será organizado visto a importância de aglutinar os estudantes que tem lutado nas universidades por seus direitos, por assistência estudantil, por mais verbas para a educação e por uma país mais justo e soberano.

De fato, várias foram as lutas que aconteceram esse ano nas universidades pernambucanas. Na UFPE, os estudantes vão à luta pela reabertura de seu Restaurante Universitário e conquistaram a construção dele e mais de 1200 refeições gratuitas diariamente, depois de duas passeatas esse ano; na UNICAP, os estudantes ocuparam a reitoria três vezes esse ano e em uma dessas ocupações, mais de trezentos estudantes obrigaram o reitor a assinar um documento se comprometendo com as reivindicações dos estudantes e congelaram as taxas em 2010; na UFRPE os estudantes tiveram uma importante conquista. Depois de uma ocupação de 4 dias do bandejão da universidade, conseguiram abaixar pela metade o preço do bandejão, de R$ 6 para R$ 3, e mais de 600 gratuidades para os estudantes carentes. Além disso, na Universidade de Pernambuco – UPE, depois de anos de luta pela gratuidade, 2010 foi o ano em que os estudantes conquistaram esse direito.

Em todas essas lutas, os estudantes tiveram forte presença de seus Diretórios e Centros Acadêmicos, organizados pelos seus Diretórios Centrais, os DCEs. Porém, os estudantes sentiram falta de sua entidade maior nessas lutas. A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) não estava presente nessas batalhas, a não ser pelos seus diretores de oposição Daniel Pires, Camila Áurea e Marcus Vinícius. Isso é muito prejudicial para os estudantes, pois carecem de uma maior organização nas lutas. Alguns dizem portanto que devemos simplesmente abandonar as nossas entidades. Dizemos não! Devemos é ocupá-las e trazê-las de volta para a luta dos estudantes!

Participe!

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More