11 de ago. de 2011

Feliz dia do Estudante

Do site ufrpe.br


Desde criança, todos são orientados a aprender. Assim que se nasce, o instinto ensina - muitas vezes ele é o mestre -, e, com o amadurecimento, aprender se torna questão de sobrevivência. Estudar é algo que às vezes se vê com certa pitada de desgosto e cansaço, sempre relacionando-se a testes e provas. No entanto, nesta quinta-feira festiva em que se comemora o Dia do Estudante (11/08), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) demonstra gratidão e admiração pelos eternos, e felizardos, estudantes da vida.
Pense bem: o sinônimo de estudar, às vezes, não é passar noites sem dormir, lendo uma centena de livros para a prova oral que acontecerá na segunda-feira?  Acontece que, por trás do dia 11 de agosto, há uma explicação histórica. Em 1827, D. Pedro I instituiu, no Brasil, os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país, inclusive um deles em Olinda, que depois foi transferido para o Recife. Cem anos após a criação dos cursos, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Por estar presente na vida de todos os devotos ao estudo, a UFRPE demonstra hoje como estudar faz parte de todos os planejamentos e decisões de um futuro não tão distante. Ser estudante é necessário e benéfico. Aprender renova, continuamente, uma bagagem de conhecimentos. Para o aluno do 5º período de Licenciatura de Biologia da UFRPE, Jamerson Soares, os problemas se apresentam cada vez mais difíceis. "Dessa forma, é necessário a técnica e a agilidade dos profissionais"
De acordo com o estudante, a formação deve passar por uma dedicação maior, além da academia. "Ser estudante é ter sensibilidade. É entender nossa importância nesse contexto, é sentir-se necessário para a construção do futuro do país", afirma. 
A partir dessa proposta de vislumbrar o lado positivo - que é bem mais forte do que ter que abdicar de alguns momentos de diversão para se debruçar sobre os livros -, a UFRPE deseja a todos os aprendizes, do ensino regular ou da escola da vida, um feliz Dia do Estudante!

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More