4 de mai. de 2010

III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas

Do site: http://www.unicap.br/simcbio/

23 a 27 de agosto de 2010
auditório GII

Biodiversidade e a Sustentabilidade da Vida no Planeta Terra é o tema central do III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas, promovido pelo Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

O Brasil abriga a maior diversidade de animais e plantas do mundo, ou seja, cerca de 20% da biodiversidade do planeta Terra. Esse banco genético de milhares de espécies tem valor estratégico para o desenvolvimento do País e possui inestimável valor para a sobrevivência do SER HUMANO. Além dos serviços ambientais que proporciona, como por exemplo, a purificação da água, a ciclagem de nutrientes, a manutenção do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e das condições climáticas do Planeta, a diversidade biológica constitui-se em base de recurso de aplicações alimentar, medicinal e industrial, entre outras.

O entendimento de que a pesquisa em biodiversidade é uma questão estratégica para o desenvolvimento, os agentes públicos devem estar atentos para a necessidade de agilizarem a produção do conhecimento sobre esse patrimônio biológico e de tornar esse conhecimento útil para os diferentes segmentos da sociedade, bem como de gerar pesquisas que propiciem o uso sustentável da biodiversidade. A sustentabilidade é vista como inovação e apresenta-se, nos dias atuais, como uma postura necessária a qualquer organização, cidade ou comunidade que busque o crescimento responsável, processo que engloba questões como ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente limpo.

Diante de amplo horizonte de atuações e práticas de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade, deseja-se, com o SIMCBIO, a participação de todos aqueles que investigam e trabalham nas diferentes áreas e segmentos relacionados com a VIDA e que queiram conhecer e compartilhar práticas de sucesso, conhecimentos e ações empreendedoras, em busca de um Brasil mais responsável e socioambientalmente, melhor.

Sejam todos bem-vindos!

Profa. Dra. Goretti Sônia Silva
Profa. Dra. Bereneuza T. R. V. Brasileiro

Coordenação do Evento III SIMCBIO – UNICAP

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More